Caravana da Educação para a Cidadania começa atividades em Tijucas

9 de setembro de 2014

A segunda Caravana da Educação para a Cidadania, promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, começou terça-feira (9) com visita à Escola Professora Olívia Bastos no município de Tijucas. A chegada dos quatro palestrantes e da equipe de apoio mobilizou desde os alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Eles tiveram um dia inteiro dedicado ao letramento político. Três projetos foram colocados em prática simultaneamente: Escola Cidadã, O Legislativo na Escola e orientação dos deputados estudantes que participarão do 18º Parlamento Jovem Catarinense, em novembro, na Capital. Até o dia 19 de setembro, sete municípios serão visitados.

A Caravana ocupou espaços diferentes na Escola para envolver, ao mesmo tempo, alunos de todas as faixas etárias. O Projeto Escola Cidadão atendeu os mais novos, em duas etapas. Os alunos menores, até a quinta-série do Ensino Fundamental, tiveram acesso ao conteúdo da Declaração Universal dos Direitos da Criança por meio da atividade "Música da escola: todas as crianças têm os seus direitos”. O professor Jackson Cardoso interpretou canções de sua autoria que abordam, por exemplo, o direito à moradia, assistência médica, alimentação, educação, lazer.

Estudantes e professores receberam CD e apostila com as letras das canções e sugestões de exercícios para sala de aula. Dicas que devem ser aproveitadas para estender o conteúdo a outras crianças, segundo a professora Tânia Luciano. Cantando, o estudante Peterson Henrique Dias de Oliveira, 10 anos, resumiu o que achou da apresentação: “Foi bonito”.  Joshuah Jackson Leite, 9 anos, fez questão de ser fotografado com o material, CD e cartilha, e afirmou que conseguiu “aprender e brincar ao mesmo tempo”.

Rafaela Duarte, professora de História, completou o conteúdo do Projeto Escola Cidadã, falando para os jovens da sexta à oitava série do Ensino Fundamental. Ela fez uma explanação sobre a Constituição brasileira baseada no livro A Constituição Federal, da Editora Casa Amarela, que aborda o tema com leveza. “Trata-se de uma versão simplificada da Constituição, porém com muito conteúdo”, destacou a palestrante.

Para o Ensino Médio foi desenvolvido o projeto O Legislativo na Escola. A palestra do professor Pedro Cabral, doutor em Educação pela USP, abriu um debate animado com os adolescentes sobre política, com referências que passearam da filosofia grega à música popular e sempre com bom-humor. “É muito interessante o método que ele usa para cativar os alunos. São palavras positivas que incentivam um modo diferente de pensar a democracia”, analisou a professora de Sociologia, Geisiane Nunes Santos.

Parlamento Jovem Catarinense
As escolas que recebem a Caravana da Educação para a Cidadania são as mesmas sorteadas para participar do Parlamento Jovem Catarinense, em novembro, na sede da Assembleia Legislativa. Durante este período, cinco deputados estudantes, de cada instituição, totalizando 40 parlamentares, conhecerão de perto o funcionamento do Poder Legislativo: participarão de comissões, apresentarão proposições e realizarão uma sessão ordinária aos moldes do Regimento Interno da Casa.

O terceiro projeto da Caravana é voltado, justamente, à preparação técnica desses jovens. O orientador, advogado e consultor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Armando Agostini, elogiou o nível dos cinco representantes da EEB Professora Olívia Bastos. Jean Lincoln do Nascimento, Bruna Jaques, Isabela Campestrini, Daniel Moreira Freire e Talia Simões, todos com 16 anos, foram eleitos por voto secreto de estudantes, professores e servidores. O deputado estudante mais votado, Jaques, com 42 votos, pretende apresentar, durante seu mandato, uma indicação que reivindica a instalação de câmaras de segurança na escola.

Cronograma de visita aos municípios
São Francisco do Sul – 10 de setembro
Porto União – 11 de setembro