Censo: maioria dos vereadores entrevistados é conservadora

11 de setembro de 2015

Câmaras com elevado índice de renovação, mas com vereadores conservadores nos costumes e nas ideologias políticas. Os dados do 1º Censo Legislativo Municipal Catarinense, realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), podem ser utilizados para traçar um perfil dos parlamentares municipais de Santa Catarina.

Os pesquisadores responsáveis pelo censo, no entanto, ressaltam que o levantamento trata-se de uma espécie de “fotografia”, que retrata, com certa probabilidade, as condições dos vereadores. De acordo com o censo, dos 2.864 vereadores do estado, 1.054, espalhados em 230 câmaras, responderam ao questionário encaminhado pelos pesquisadores, o que equivale a 38,6% dos parlamentares.

Destaque
O que mais chama a atenção dos responsáveis pelo censo é o alto grau de renovação das câmaras. Em 2014, quando foram aplicados os questionários, mais de 70% dos vereadores estavam em primeiro ou segundo mandato, sendo que 59% eram novatos no cargo.

Entre os participantes da pesquisa, os dados apontam parlamentares conversadores nos costumes, na economia e na ideologia política. Quase 42% se consideram de direita ou centro-direita. Os pesquisadores ressaltam que esse “padrão” difere do Congresso Nacional, onde a maioria dos membros se considera de centro-esquerda.

Outros dados chamam a atenção no censo. Embora estejam divididos com relação à estabilidade do funcionalismo público, à pena de morte e à criminalização da homofobia, a maioria dos vereadores se mostra conservadora em outros pontos:

75% acham que a fome e a miséria não se combatem com políticas sociais, mas com geração de empregos;

80% são contra a privatização da Petrobras;

82% são contrários à reforma agrária;

79% acreditam que os protestos dos movimentos sociais aumentam a insatisfação da população com esses movimentos

70% não querem a descriminalização das drogas;

63% entendem que as políticas de cotas aumentam a desigualdade nas universidades.

Trabalho
O relatório final do censo e os dados da pesquisa foram divulgados nesta semana e estão disponíveis para consulta aqui e aqui. O trabalho consiste num raio-x das câmaras de vereadores de todo o estado, trabalho inédito no país.

Iniciado em outubro de 2013, o levantamento envolveu 40 pesquisadores. Foram coletados dados de 292 de 295 câmaras municipais catarinenses, entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014. Ao todo, 2.935 questionários foram respondidos por vereadores e servidores legislativos municipais, pela internet ou presencialmente.

Conforme o relatório final, a pesquisa teve quatro focos: apontar as características institucionais e de infraestrutura das câmaras, traçar o perfil sociodemográfico dos servidores legislativos, traçar o perfil sociodemográfico dos vereadores e suas opiniões políticas, além de definir quais as demandas das câmaras em relação à Escola do Legislativo.