Ciclo de debates e palestras, “Legislativo em Ação” chegou no Oeste catarinense

24 de julho de 2023

Chapecó, polo regional do Oeste, sediou na quinta-feira (20), durante todo o dia, mais uma edição do Seminário Legislativo em Ação, iniciativa do Parlamento catarinense, por meio da Escola do Legislativo.

O evento oferta formação política e qualificação profissional a agentes públicos e políticos, como vereadores, servidores de Câmaras Municipais e população em geral.

A programação contou com debates e palestras sobre temas atuais e inerentes à atividade parlamentar. Em Chapecó, assuntos como emendas impositivas, comunicação e oratória, inteligência emocional e o papel do vereador, dominaram a roda de conversa.

Fórum de debate

A coordenadora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, ressalta que o objetivo deste fórum é proporcionar aos agentes públicos e políticos a oportunidade de debater questões relevantes para a atualidade, alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU na Agenda 2030, o papel da Organizações Sociais, as novas legislações ambientais, de licitações, de proteção de dados e de regularização fundiária urbana.

"Estamos ampliando nossa oferta de cursos de qualificação e buscando despertar nos legislativos o interesse por temas que nem todos os agentes políticos e públicos têm conhecimento, mas que são relevantes e atuais".

Ela ainda informa que o programa de capacitação passará por todas as regiões do estado e ressalta a importância de ações como esta, em que o Poder Legislativo vai ao encontro dos catarinenses.

“ É a Assembleia Legislativa indo ao encontro da sociedade, querendo se aproximar cada vez mais do catarinense. Em Chapecó, por meio de uma parceria com a AMOSC, oferecemos um dia de formação, com cursos gratuitos, com pautas que são fundamentais para os agentes políticos e públicos”, destacou Marlene, informando que o Seminário Legislativo em Ação vai percorrer um total de 12 regiões no estado. “Já fomos para o Sul e Oeste. A próxima região é a Serra, em Lages”, disse.

Modelo novo

A advogada Gabriela Schelp abordou o procedimento inovador de implantação das emendas impositivas nos municípios e suas implicações.

“ Ainda é um modelo novo, que está sendo operacionalizado. É fundamental ter uma grande interação entre os vereadores e os servidores das casas legislativas”, observou, pontuando que emendas impositivas são os repasses de recursos para determinadas situações indicadas pelos vereadores em prol da comunidade. “Então essa ação demanda uma série de procedimentos administrativos, onde todo mundo deve trabalhar em conjunto para o processo funcionar”, avaliou. Ela ainda comenta que a importância desse ciclo de debates é fundamental para levar luz e compreensão a respeito desse novo modelo.

O papel do vereador e o dever de legislar com responsabilidade pautou a palestra do professor e advogado André Leandro Barp de Souza, que comentou ainda a importância deste fórum de debates. “ Gera conhecimento e qualidade para o cidadão”, avaliou.

Consultora em educação corporativa, a ministrante Sandra Legramanti abordou o tema da Inteligência Emocional na Vida Pública e por fim, encerrando o ciclo de debates, Comunicação e Oratória na Vida Pública foi o tema da palestra de Greici Rohr.

Com informações de Mônica Duarte