Rio do Sul e região recebem Seminário Legislativo em Ação com temas atuais e relevantes

27 de julho de 2023

Em mais uma edição do Seminário Legislativo em Ação, a Escola do Legislativo da Alesc leva à região de Rio do Sul formação política e qualificação profissional a vereadores, servidores de Câmaras Municipais e população em geral. A programação se estende da manhã à tarde, no dia 3 de agosto, com debates e palestras sobre temas atuais e relevantes, relacionados à atividade parlamentar. A coordenadora Marlene Fengler ressalta que o objetivo é proporcionar aos agentes públicos e políticos a oportunidade de debater questões relevantes para a atualidade, alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU da Agenda 2030, além de temas do cotidiano das Câmaras Municipais, como controle de estoque público, gestão de pessoas, tratamentos de documentos públicos e protocolos de sessões solenes e posses.

"Desde o início deste ano, estamos trabalhando na regionalização dos nossos eventos e ampliando a oferta de cursos de formação e de qualificação para levar aos legislativos temas sobre os quais nem todos os agentes políticos e públicos têm conhecimento, mas que são relevantes e atuais", observa Marlene. O presidente da Escola da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), acredita que a iniciativa "deverá resultar em lideranças ainda mais preparadas para representarem o cidadão e promover o desenvolvimento ainda maior de suas cidades".

O evento da próxima quinta-feira (3) é uma parceria entre a Escola do Legislativo da Alesc, União de Câmaras do Alto Vale do Itajaí (Ucavi), Associação dos Municípios do Alto Vale (Amavi) e Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), e tem, início às 7h45 com o credenciamento dos participantes. Essa edição é especialmente para parlamentares, assessores, servidores e lideranças comunitárias, mas qualquer pessoa interessada nos temas também pode se inscrever e participar. As inscrições são gratuitas no site ou no local do evento, no início da manhã. Somente quem obtiver 75% de frequência poderá receber o certificado pela participação. Neste ano já foram realizadas edições do Legislativo em Ação nas regiões de Criciúma, Tubarão e Chapecó. Após essa edição em Rio do Sul, estão previstas duas outras em Rio Negrinho e Vargem Bonita, ainda em agosto.

7h45: Credenciamento
8h15: Palestra – Contabilização e Controle de Estoque Público (com Gilmara Tenfen Warmling)
10h15: Intervalo
10h30: Palestra – Recursos Humanos de Câmaras Municipais (com Ana Paula Machado da Costa)