Curso de Cuidadores Terapêuticos forma 44 pessoas

11 de dezembro de 2013

A solenidade de formatura da turma de 44 alunos do curso de Cuidadores Terapêuticos, promovido pelo Instituto Guga Kuerten (IGK) e realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, aconteceu na noite de terça-feira (10), no Auditório Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde. A capacitação, com 150 horas-aula, teve início em 15 de julho, marcando o lançamento do Programa Alesc Inclusiva, criado pela Resolução 6/2013 no âmbito da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A presidente do Instituto Guga Kuerten, Alice Kuerten, comemorou o sucesso da iniciativa conjunta entre o Poder Legislativo e o IGK. Segundo ela, a maioria dos formandos já está colocada no mercado de trabalho que é cada vez maior, inclusive devido ao aumento de longevidade da população brasileira, com destaque para a catarinense. “Nosso critério para admissão no curso, que teve mais interessados do que vagas, não foi apenas a escolaridade, mas também a vontade e a disposição para cuidar de outras pessoas”, enfatizou.

O presidente em exercício da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc, que solicitou a realização do curso, deputado José Milton Scheffer (PP), lembrou que a iniciativa vai ampliar as possibilidades para quem precisa deste tipo de atendimento especializado: “Não basta ter conhecimentos, é preciso ter vocação para doar-se e atender não somente idosos, mas aqueles com casos de doenças, síndromes, recuperação de acidentes, etc”, afirmou.

Denise Rodriguez, farmacêutica, decidiu fazer o curso para aplicá-lo em sua própria casa. O pai, com 90 anos, tem demência vascular e a mãe, com 87 anos, também já começa a necessitar de cuidados especiais. “Foi uma oportunidade de entender melhor o processo e aprofundar conhecimentos”, explicou.

O coordenador em exercício da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, Luciano de Carvalho Oliveira, destacou a qualidade do corpo docente que garantiu excelente nível das aulas, exposições, seminários e vivências.