Legislativo do Noroeste catarinense participa de seminário em Florianópolis

3 de dezembro de 2013

Comitiva de 37 vereadores e servidores da Associação das Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) está em Florianópolis para realizar a última capacitação técnica do ano para a região promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. De 3 a 5 de dezembro, eles assistirão a palestras de profissionais renomados ao lado de ex-alunos do curso de pós-graduação em Poder Legislativo e Cidadania. A palestra inaugural, às 14h, no Plenarinho Deputado Stuart Wright, no Palácio Barriga Verde, foi ministrada pelo consultor de Leis e de Legística, André Leandro Barbi de Souza.

“A principal característica das lideranças é buscar conhecimento, por isso temos hoje aqui diversos parlamentares querendo debater o papel de uma câmara de verdade”, enfatizou Barbi. Profundo estudioso do Poder Legislativo, o docente fundou, em 1992, o Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (Igam), instituição atuante junto à administração direta e indireta, prestando consultoria, assessoria e oferecendo capacitações nas áreas do Direito, da Contabilidade e da Administração. Ele também é editor do site acadêmico Cidadania eDemocracia (http://www.cidadaniaedemocracia.com.br), sem fins lucrativos, além de ser avaliador de artigos da Revista de Estudos Legislativos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. "A Lei, seu Processo de Elaboração e a Democracia" é o título de seu último livro, recém-lançado em São Paulo e no Rio Grande do Sul. 

O presidente da Acanor, vereador do município de Jupiá, Bolivar Turmina (PP), ressaltou a importância dos temas abordados pelo especialista que também serão repassados para representantes dos municípios de São Lourenço do Oeste, Galvão, São Domingos, Novo Horizonte, Irati e São Bernardino. “Promovemos importantes eventos de capacitação este ano, a maioria com apoio da Escola do Legislativo, além de estarmos representados pelos nossos jovens no Encontro Estadual de Vereadores Mirins e na 16ª edição do Parlamento Jovem Catarinense, ambos realizados em Florianópolis em 2013. Agora vivenciamos esta oportunidade de fazermos uma reflexão sobre nosso papel perante a sociedade”, explicou.

Quarta-feira (4), o curso inicia às 9h com palestra da servidora pública Vera Lúcia Farias, sobre Processo Legislativo, que continua na quinta-feira (5) pela manhã. No período vespertino Mauro Antonio Prezotto, com experiência na área de Direito Público, vai falar sobre A Reforma Política e seus Benefícios. As palestras serão ministradas no Plenarinho Paulo Stuart Wright.