Curso de oratória dá início à programação do 22º Parlamento Jovem

10 de julho de 2017

A primeira atividade dos 40 estudantes do ensino médio de oito escolas catarinenses que participam nesta semana da 22ª edição do Parlamento Jovem, na Assembleia Legislativa, foi um curso de argumentação e oratória.  O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (10), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.

A palestra do professor de História Luciano Rocha ressaltou a importância de comunicar ideias e convencer por meio de argumentos. “A política envolve a arte da comunicação. É preciso desenvolver a capacidade de comunicar. O mais importante é deixar claro aquilo que pensamos e conseguir defender nossas ideias. É necessário ocupar espaços e passar o recado. Quanto melhor articulado for o discurso, mais convincente. Para isso, a argumentação precisa ser interessante”, disse.

Rocha ensinou os participantes a construir um texto argumentativo, frisando o cuidado com as informações transmitidas. Também deu dicas sobre timbre de voz e postura. O encontro contou com a colaboração do presidente da 18ª edição do Parlamento Jovem Catarinense, Iago Nascimento. “Tinha dificuldades para falar em público. A participação no movimento estudantil me ajudou a enfrentar esse medo e a desenvolver habilidades para superá-lo. Percebi que os vícios de linguagem geralmente aparecem por nervosismo ou insegurança”, comentou. A atividade foi encerrada com um teste prático de pronunciamento na tribuna.

Interação
Os jovens deputados acompanharam, ainda, uma apresentação sobre as redes sociais do Parlamento catarinense. “Convocamos os estudantes a interagir. A intenção é divulgar as nossas ferramentas e reforçar o vínculo com eles”, destacou a gerente de redes sociais da Alesc, Jéssica Camargo. Na ocasião, foi lançado o desafio da elaboração de um vídeo colaborativo ao longo da semana de atividades.

O programa
Os jovens deputados da 22ª edição do programa foram escolhidos em eleições realizadas no mês de abril em escolas de ensino médio participantes do programa nos municípios de Rio do Sul, Celso Ramos, Palhoça, Joinville, Maravilha, Araranguá, Jaborá e Porto União.

Agora, os 40 representantes eleitos vão vivenciar a rotina dos deputados estaduais em quatro dias de atividades no Palácio Barriga Verde, sede do Poder Legislativo. Eles vão apresentar, analisar e votar propostas nas comissões e em plenário, reproduzindo o processo legislativo realizado na Assembleia. As matérias discutidas e aprovadas pelos estudantes podem ser aproveitadas pelos deputados estaduais em exercício. Dessa forma, passam a tramitar na Casa como projetos de lei.

Para João Vítor Ferreira Corbari, de 17 anos, participar do programa é uma oportunidade de aprendizado. “O maior objetivo é poder representar a juventude e todos aqueles que querem mudanças. São experiências e ensinamentos que levamos para a vida pessoal e a carreira profissional e vão fazer a diferença no futuro”, comentou o representante da EEB Presidente Médici, de Joinville.

O programa é aberto a estudantes com até 21 anos, matriculados no ensino médio das redes pública e privada de Santa Catarina. A realização é do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, com duas edições por ano.

A iniciativa busca incentivar a participação política da juventude. “Temos que falar de política nas escolas com os jovens para desconstruir a visão negativa sobre ela. Se não os estimularmos a conhecer como funciona esse Poder Legislativo por dentro e saber como podem atuar de forma diferente, não vamos ter perspectiva pela frente. É com esses jovens que poderemos iniciar em Santa Catarina algum processo de mudança”, salientou a gestora do Núcleo, Lea Medeiros Cardoso.

Escolas participantes

Colégio Sinodal Rui Barbosa, de Rio do Sul (representando o Vale do Itajaí)

EEB José Cesário Brasil, de Celso Ramos (representando o Planalto Serrano)

Colégio Elcana, de Palhoça (representando a Grande Florianópolis)