Parlamentares da 22ª edição do Parlamento Jovem tomam posse na Alesc

10 de julho de 2017

Os 40 deputados que integram a 22ª Legislatura do Parlamento Jovem Catarinense tomaram posse na tarde desta segunda-feira (10) no Plenário Osni Régis da Assembleia Legislativa. “Será uma semana de aprendizado, de conquistas, vão sair daqui com mais responsabilidade por ter participado de um projeto que mudará a visão de mundo de vocês, que vai dar empoderamento e oportunidade para ocupar espaços nas ruas e nas instituições”, afirmou Iago Pontes Nascimento, que presidiu a 18ª Legislatura do Parlamento Jovem.

João Vitor Ferreira Corbari, que representa a região Norte, falou em nome dos jovens deputados. “Agradeço por estar representando os 40 parlamentares, todos que vieram para cá vieram através de um processo democrático, todos têm capacidades para fazer mudanças, espero que possamos fazer muitas mudanças”, registrou João Vitor.

Paola da Cruz de Aguiar, de Araranguá, presidiu a cerimônia de posse e prestou o juramento em nome dos outros parlamentares. “Juro manter, defender e cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e observar as leis, desempenhando leal e sinceramente o mandato outorgado pelos nossos colegas estudantes”, declarou Paola.

GALERIA: Confira fotos da diplomação e posse dos deputados da 22ª legislatura do Parlamento Jovem

O deputado Silvio Dreveck (PP), presidente da Casa, deu as boas vindas aos parlamentares jovens e destacou a importância da participação na vida pública. “É um prazer ver jovens com coragem e envolvimento com a atividade política, quero ressaltar a importância de todos nos envolvermos na atividade pública, a democracia é uma  composição de instituições e de partidos políticos”, argumentou.

Neodi Saretta (PT) também falou sobre a importância do Parlamento Jovem. “Transformei uma ideia dos alunos de Jaborá que participaram em 2014 em projeto de lei, que foi aprovado nos mesmos termos, criando a semana da erva-mate”, revelou Saretta, que elogiou a Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira pela execução do programa.

Padre Pedro Baldissera (PT)  reconheceu a contribuição de jovens parlamentares na legislação estadual. “Também fui privilegiado, apresentei um projeto de lei sugerido por alunos de Belmonte, que instituiu a semana de combate ao alcoolismo precoce”, contou padre Pedro, que convocou os integrantes da 22ª Legislatura a propor ideias para o bem da comunidade. “Oxalá varias propostas possam também ser encaminhadas pelos deputados para serem aprovadas e convertidas em lei”, afirmou o deputado.

Programação
Os jovens deputados da 22ª edição do programa foram escolhidos em eleições realizadas no mês de abril em escolas de ensino médio participantes do programa nos municípios de Rio do Sul, Celso Ramos, Palhoça, Joinville, Maravilha, Araranguá, Jaborá e Porto União.

No decorrer desta semana, os 40 representantes eleitos vão vivenciar a rotina dos deputados estaduais em quatro dias de atividades no Palácio Barriga Verde, sede do Poder Legislativo. Eles vão apresentar, analisar e votar propostas nas comissões e em plenário, reproduzindo o processo legislativo realizado na Assembleia. A sessão dos parlamentares jovens será na quinta-feira (13), às 14 horas. As matérias discutidas e aprovadas podem ser aproveitadas pelos deputados estaduais em exercício. Dessa forma, passam a tramitar na Casa como projetos de lei.

A realização do Parlamento Jovem é do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

Deputados da 22º Legislatura

Amanda Rodrigues