EaD da Escola do Legislativo completa 2 anos e lança 4 novos cursos

5 de setembro de 2019

A plataforma de Ensino a Distância (EaD) da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira completa nesta quinta-feira (5) dois anos de atuação. Para marcar a data, quatro novos cursos, todos gratuitos, desenvolvidos em parceria com a Academia Judicial do Poder Judiciário de Santa Catarina, serão lançados. As inscrições começam nesta quinta.

Entre os novos cursos, está o de Feminicídio e Questões de Gênero. O objetivo é promover a reflexão e a análise da violência de gênero e os assassinatos de mulheres, que são motivados por violência doméstica ou discriminação de gênero. O curso também aborda os mecanismos legais para o enfrentamento desses crimes.

“Nosso objetivo, com esse curso, é levar informação para um maior número de pessoas, com o objetivo de combater essa violência”, afirma a presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD). “Também queremos, com essa iniciativa, fortalecer a rede de proteção às vítimas e de enfrentamento à violência.”

No primeiro semestre deste ano, Marlene coordenou uma série de audiências públicas regionais sobre o tema. Segundo a parlamentar, nesses encontros, foi constatado que há muita desinformação sobre o assunto. “O curso pretende justamente suprir essa lacuna e conscientizar a sociedade”, comentou.

Os outros três novos cursos são Relações Interpessoais, Língua Portuguesa: Tópicos Gramaticais e Introdução dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos no Ordenamento Jurídico. Apesar do viés jurídico, eles são destinados ao público em geral.

“Graças a essa parceria com o Tribunal de Justiça, por meio do desembargador Luiz Cesar Medeiros e da chefe do EaD Tharcilla Bayer, vamos levar, de forma gratuita, a qualquer pessoa no Brasil, conhecimento de qualidade, que antes só estava disponível no Judiciário”, comenta a gestora do Núcleo EaD da Escola do Legislativo, Aline Covolo Ravara.

Inscrições de todo o Brasil
Além dos quatro novos cursos, a Escola do Legislativo oferece outros 22 cursos on-line, também gratuitos e acessíveis a qualquer pessoa no Brasil. Em dois anos, mais de 55 mil pessoas de todos os estados e do Distrito Federal se inscreveram.

Só neste ano, até 31 de agosto, foram quase 30 mil inscritos. Os cursos mais procurados são Redação Oficial, Planejamento Estratégico e Licitações.

“Ficamos positivamente surpresos com a adesão e a procura pelos cursos”, comenta Marlene Fengler, que era coordenadora da Escola quando do lançamento da plataforma EaD. “A Alesc, por meio da Escola, está prestando um serviço à sociedade, com cursos de qualidade, levando conhecimento para qualquer pessoa no país.”

Serviço
Neste mês, as inscrições para todos os cursos, incluindo os novos, estarão abertas a partir desta quinta-feira e prosseguem até dia 16 de setembro. A relação completa dos cursos disponíveis no Portal EaD da Escola do Legislativo.