Encontro de Vereadores Mirins debate educação política para cidadania

9 de novembro de 2016

O 7º Encontro Estadual de Vereadores Mirins realizado nesta quarta-feira (9), na Assembleia Legislativa, reuniu mais de 400 vereadores mirins, provenientes de 30 municípios catarinenses. Promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o evento contou com uma ampla programação e troca de informações. O encontro lotou as dependências do Auditório Antonieta de Barros.

Na avaliação da gestora do Núcleo de Educação para Cidadania, Léia Medeiros, é visível o crescimento e o interesse do jovem na política. Segundo ela, em 2015, 43 Câmaras Mirins participaram do programa. Já em 2016 o número aumentou para 59 câmaras ativas nos municípios, sendo que destas 30 estão presentes no encontro. "Este já é um momento esperado pelas câmaras em seus municípios, uma vez que a iniciativa promove a troca de experiências e conhecimentos. Abordando assuntos polêmicos do meio político social, as palestras proporcionam aos jovens uma visão mais ampla da maneira como um gestor púbico deve atuar."

Ao longo do dia foram ministradas três palestras com temas voltados a formação política e a cidadania. Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do Parlamento catarinense, além de conhecerem e interagirem com vereadores mirins de outras regiões.

Palestras
No período da tarde, o professor e doutor em Ciências Políticas, Humberto Dantas, abordou os desafios do sistema democrático brasileiro. Ao destacar como fundamental a participação do jovem no meio político, Dantas lembrou que antes de ser um jovem, ele é um cidadão com senso crítico apurado que conhece e vive a realidade. "No meu ver o jovem é o presente e não o futuro como muitos gostam de dizer. Porém, é preciso compreender se esse jovem está disposto a participar da política como a política tradicionalmente se coloca para a sociedade."

Segundo ele, o país vive um momento de transição e é preciso discutir com a juventude. Dantas salientou a importância de discutir a forma de participação dos jovens no meio político, uma vez que em termos de conquistas e direitos o mecanismo vai bem, porém ele explica que a eficiência da vivência desses direitos é um problema que transcende qualquer fronteira e lugar do mundo. "Em termos democráticos, hoje essa é a grande discussão, onde temos que fazer o jovem acreditar na existência de formas alternativas, aquilo que se vive em termos puramente eleitorais e que faça ele adquirir ou fortalecer a ideia de que a política é um canal importante para transformação da sua vida."

Já o ex-presidente da 18ª Edição do Programa Parlamento Jovem, Iago Pontes Nascimento, expôs sua vivência para falar da importância do jovem na política. Natural de Curitibanas, Iago destacou que através da experiência única pôde conhecer e modificar seus pensamentos e atitudes em relação ao tema. "Quando comecei a entender o processo observei o quanto era importante participar dos debates políticos, entender com funciona. Foi esse aprendizado que me possibilitou voltar para a minha cidade natal e atuar na implantação de projetos, com destaque para o projeto de criação da Câmara Juvenil.  Durante sua explanação, o jovem pontuou que através da iniciativa teve a oportunidade de fundar o grêmio estudantil da sua escola, com novas propostas e ideias. "Essa experiência de formação política só me fez crescer e conhecer melhor a política. Todos os momentos que se reúne a juventude para o diálogo abre-se o caminho para almejar um futuro melhor para a sociedade."