Parlamento catarinense recebe vereadores mirins de todo o estado

9 de novembro de 2016

Mais de 400 vereadores mirins, provenientes de 29 municípios catarinenses, participam nesta quarta-feira (9) do 7º Encontro Estadual de Vereadores Mirins, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa. Durante todo o dia, os estudantes assistirão a palestras sobre formação política e cidadania. O evento propiciará ainda que os participantes conheçam o Parlamento catarinense e troquem informações com vereadores mirins de outras regiões.

O estudante Gabriel Taison Campanholo, vereador mirim em Santiago do Sul, o menor município catarinense, relatou, na abertura do encontro, sua expectativa e satisfação em participar do evento. “É uma oportunidade única para nós que somos a primeira câmara mirim do nosso município”, disse. Gabriel também demonstrou seu contentamento com a oportunidade de visitar a Capital catarinense pela primeira vez.

O deputado Cesar Valduga (PCdoB) participou da abertura do encontro para estimular os adolescentes e jovens presentes. “Na gestão pública não cabem mais mentes ultrapassadas. Precisamos de energia e de novas ideias. A geração de vocês é sinônimo de mudança, é sinônimo de esperança”, disse. Valduga observou que o programa possibilita a participação das meninas e dos meninos de forma igualitária, uma iniciativa importante porque “é preciso estimular a participação das mulheres na política”.

O coordenador da Escola do Legislativo, Antoninho Tibúrcio Gonçalves, classificou a participação dos jovens como essencial para a construção de uma política mais participativa e mais cidadã. “O programa de vereadores mirins é espetacular porque, se queremos que as coisas melhorem, se queremos uma política mais transparente, precisamos capacitar nossos gestores públicos e estimular a participação do jovem na política”, defendeu. A Escola do Legislativo pretende fomentar a continuidade das ações a partir da implantação do programa vereador juvenil nos municípios catarinenses.

Programação
A programação do dia foi iniciada com uma palestra do procurador de Justiça Ricardo Viviani de Souza, da Comarca de Jaraguá do Sul. Um dos idealizadores da campanha “O que você tem a ver com a corrupção”, ele falou sobre o papel do Ministério Público na defesa do cidadão. A segunda palestra do período da manhã abordou o tema “Escola sem partido” e foi ministrada pelo juiz Alexandre Takashima. No período da tarde, estarão em debate a participação do jovem na política e o protagonismo juvenil. No final do dia está previsto na programação um tempo para visita dos estudantes aos gabinetes dos deputados