Encontro de Vereadores Mirins promove tarde de interação e formação política

19 de novembro de 2014

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira e em parceria com a Câmara de Vereadores de Florianópolis, promoveu na tarde desta quarta-feira (19), o primeiro encontro de Vereadores Mirins do município. O evento foi realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) reuniu dezenas de jovens participantes do Projeto Vereador Mirim desenvolvido pela Câmara Municipal da capital desde 2007.

Representando o Poder Legislativo Municipal, o vereador Jerônimo Alves (PRB) destacou que o Projeto Vereador Mirim vem atingindo com eficácia seu propósito: oferecer ao estudante que se encontra em processo de formação possa participar diretamente, e principalmente dos trâmites que envolvem as políticas públicas. “Esse é um projeto bem-vindo, pois através dele os jovens chegam à vida adulta mais preparados para entender e atuar na política com democracia”, acredita.    

Para a coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Evangelista Pedroso, o encontro entre ex-vereadores e atuais é proporcionar entre os participantes uma interação e a troca de informação. “A oportunidade promove novas amizades, troca de experiências e formação. Através do Programa de Formação de Vereadores Mirins, que visa contribuir para o fortalecimento da cidadania mostramos o verdadeiro papel do vereador e aproximamos os jovens da política e da democracia”, revela. Carla destaca que a parceria com a Câmara Municipal de Florianópolis vem apresentando bons trabalhos, permitindo que eles tenham conhecimentos e principalmente uma atuação diferenciada.   

Ao considerar uma experiência única sua participação do programa, o atual presidente, o vereador mirim Lucas Gonçalves, ressalta que a oportunidade tem acrescentado muito em sua vida. “Neste processo, onde conhecemos o Poder Legislativo Municipal, aprendi a me expressar melhor com convicção de me transformar em um cidadão ainda melhor”, frisou.  

Durante a programação desta tarde, a palestra “Política das instruções passadas no exercício presente”, ministrada pelo empreendedor Diego Galegar, mestre em Educação Política em Florianópolis, foi o destaque da programação. O palestrante falou sobre a importância do projeto no futuro das novas gerações. 

“Nossa ideia é usar os ensinamentos que os jovens adquirem no programa para o exercício presente que eles podem utilizar no dia a dia. Buscamos como de fato o jovem pode se engajar  com as causas da sociedade e ser de fato em cidadão comprometido com o seu município”, explica.