Encontro em Florianópolis vai reunir mais de mil vereadores mirins nesta terça (31)

27 de outubro de 2023

O uso excessivo da tecnologia e redes sociais será o foco da 12ª edição do Encontro Estadual de Vereadores Mirins, que acontece no dia 31 de outubro, no Centrosul, em Florianópolis. O evento é promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

A temática foi escolhida pela crescente preocupação do poder público com a saúde das crianças e adolescentes brasileiros, tendo em vista que a dependência tecnológica já é reconhecida como um transtorno mental pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com uma pesquisa, realizada pela TIC Kids Online Brasil 2018 e divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, atualmente 86% dos 30 milhões de brasileiros entre 9 e 17 anos são usuários de internet e 82% possuem perfil em redes sociais.

“Esse é um problema muito sério, que precisamos discutir e conscientizar a sociedade, mas, especialmente, falar com quem é mais afetado, que são os jovens. Então essa é justamente a ideia, discutir com quem na verdade é mais afetado e pensar em soluções e alternativas”, disse a Diretora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler.

Entrega de propostas

A questão da dependência tecnológica, especialmente entre crianças e adolescentes, já havia sido inserida nos debates realizados nas conferências regionais de vereadores mirins desenvolvidas ao longo do ano pela Escola do Legislativo da Alesc.

Os estudantes de Ensino Fundamental que participam do projeto Vereador Mirim, tiveram a oportunidade de conversar com especialistas sobre a questão e propor sugestões de enfrentamento ao problema, que poderão embasar leis e políticas públicas.

Um documento com essas propostas deverá ser entregue ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e ao governador do Estado durante o congresso. A entrega das sugestões às autoridades será durante a cerimônia de abertura, às 9h30.

De acordo com os organizadores, esta é tida como uma das maiores edições do encontro, para o qual são esperados em torno de 1 mil participantes, oriundos de 57 municípios, de todas as regiões de Santa Catarina.

Entre as atividades programadas, um dos destaques será a palestra do psicólogo e fundador do Grupo de Dependências Tecnológicas da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Cristiano Nabuco, uma das maiores referências nacionais sobre enfrentamento e prevenção da dependência tecnológica entre crianças e adolescentes.

Programação:

08h00 – Recepção das delegações

08h30 – Credenciamento

09h00 –  Apresentação Cultural das Câmaras Mirins de Governador Celso Ramos e Paulo Lopes e cerimônia de abertura com participação de deputados e deputadas estaduais.

10h30 – Palestra: a Importância da Participação do Jovem na Política, com Manoela de Oliveira Veras.

11h30 – Intervalo

13h30 –  Apresentação Cultural das Câmaras Mirins da Região do Vale do Itajaí.

14h00 – Palestra: Como Prevenir a Dependência Tecnológica, com o psicólogo e fundador do Grupo de Dependências Tecnológicas da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Dr. Cristiano Nabuco.

15h30 – Mesa Redonda: Relatos e Experiências

16h30 – Encerramento