Enfrentamento à dependência tecnológica será um dos temas do Encontro Estadual de Vereadores Mirins

24 de outubro de 2023

Dos quase 30 milhões de brasileiros entre 9 e 17 anos, cerca de 24,3 milhões são usuários de internet no Brasil, o que corresponde a quase 86% do total de pessoas dessa faixa etária no país.

Os dados são de uma pesquisa da TIC Kids Online Brasil 2018, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil. De acordo com a pesquisa, 82% das crianças e adolescentes que usam internet relatam ter perfil nas redes sociais, o que corresponderia a cerca de 22 milhões de usuários.

O uso excessivo de tecnologia se tornou uma das maiores preocupações da saúde pública, porque pode comprometer a saúde mental de crianças e adolescentes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já inseriu o vício em games na lista das doenças classificadas como distúrbios mentais.

A questão da dependência tecnológica especialmente entre crianças e adolescentes foi inserida nos debates durante as conferências regionais de vereadores mirins, desenvolvidas ao longo deste ano pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

Os estudantes de Ensino Fundamental que participam do projeto Vereador Mirim, tiveram a oportunidade de conversar com especialistas sobre a questão e propor sugestões de enfrentamento ao problema, que poderão embasar leis e políticas públicas.

Um documento com essas propostas deverá ser entregue ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e ao governador do Estado durante o 12º Congresso de Vereadores Mirins. O evento será dia 31 de outubro, entre 8h30 e 16h30, no Centrosul, em Florianópolis. A entrega das sugestões às autoridades será durante a cerimônia de abertura às 9h30.

Um dos pontos altos do encontro, que deverá reunir cerca de mil vereadores mirins de todo o Estado, será a palestra do psicólogo e fundador do Grupo de Dependências Tecnológicas da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, Cristiano Nabuco, uma das maiores referências nacionais sobre enfrentamento e prevenção da dependência tecnológica entre crianças e adolescentes.

Confira a programação completa:

08h00 – Recepção das delegações

08h30 – Credenciamento

09h00 –  Apresentação Cultural das Câmaras Mirins de Governador Celso Ramos e Paulo Lopes e cerimônia de abertura com participação de deputados e deputadas estaduais

10h30 – Palestra: a Importância da Participação do Jovem na Política, com Manoela de Oliveira Veras

11h30 – Intervalo

13h30 –  Apresentação Cultural das Câmaras Mirins da Região do Vale do Itajaí

14h00 – Palestra: Como Prevenir a Dependência Tecnológica, com o psicólogo e fundador do Grupo de Dependências Tecnológicas da Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, dr. Cristiano Nabuco

15h30 – Mesa Redonda: Relatos e Experiências

 

Rossani Thomas

Assessora de Comunicação da Escola do Legislativo Dep. Mauro Lício da Silveira

Email: escoladaalesc@gmail.com

Fone: (48) 3221 2763