Encontro Virtual de Mulheres

12 de julho de 2021

Ex-participantes do Curso de Formação Política para Mulheres se reencontram para conversa on-line

O Parlamento Catarinense, por meio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, convidou a Defensora Pública do Estado de Santa Catarina, Anne Teive Auras (foto), coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM), para conversar com as egressas da Formação Política para Mulheres. Como tema principal, o combate às violências contra as mulheres.

Durante o encontro, a palestrante explicou que o cumprimento da Lei Maria da Penha passa por quatro etapas que precisam ser observadas: a prevenção, a proteção, assistência e a punição. Dentre outros esclarecimentos para a garantia dos direitos das vítimas de agressão doméstica, a defensora pública ressaltou a necessidade de respeitar a autonomia das mulheres nas situações de violência através da assistência prevista nessa lei.

Anne Teive Auras tem atuação profissional e produção de conhecimento, como artigos científicos e cartilhas sobre temas de interesse da causa feminina. As publicações têm como foco as reflexões sobre gênero, feminismo, direitos das mulheres, acesso à justiça, combate às discriminações contra mulheres, Lei Maria da Penha, a relação entre o favorecimento ao porte de armas e o feminicídio, entre outros.

A roda de conversas surgiu como uma dos encaminhamentos do curso de Formação Política para as Mulheres. O objetivo da formação foi incentivar a participação das mulheres na política e em todas as esferas do poder. As aulas foram promovidas gratuitamente pela Escola do Legislativo da Alesc e ministradas entre 19 de abril e 23 de maio de 2021, por videoconferência. No total, 30 participantes finalizaram as 40 horas de curso, ministradas por dez professoras que trataram da relação mulheres e política e seus desdobramentos. A formação priorizou atender um número restrito de inscritas com o objetivo de criar um ambiente acolhedor e 100% feminino. Os encontros formativos não foram gravados para preservar a intimidade dos relatos compartilhados entre elas.