Entrega de certificados marca encerramento do Programa Estágio-Visita

19 de abril de 2018

A segunda edição do Programa Estágio-Visita, realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira foi encerrada na tarde desta quinta-feira (19), com a entrega dos certificados aos 35 estudantes universitários de todo o estado que, desde segunda-feira (16), vivenciaram a rotina dos deputados estaduais e conheceram o funcionamento do Legislativo catarinense. A solenidade de encerramento foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa.

Conforme a gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola, Léa Medeiros Cardoso, a segunda edição do programa, além de focar nos 30 anos de promulgação da Constituição Federal, comemorados em 2018, possibilitou que os universitários tivessem uma participação mais ativa. “Com base em sugestões dos participantes da primeira edição, nesta segunda edição os estudantes ficaram menos como expectadores e botaram mais a mão na massa”, comentou.

Léa reafirmou aos participantes do programa um dos compromissos do Estágio-Visita: aproximar a população catarinense do Legislativo estadual. “Esperamos que a experiência que vocês adquiriram aqui possa ser replicada em suas comunidades. A ideia é que vocês possam passar a visão que vocês adquiriram sobre a política, sobre o Legislativo, em suas faculdades”, disse.

Representante da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Chapecó, o estudante Vinícius Ventura destacou que o programa possibilitou um contato próximo com a Assembleia, algo que os quase 550 quilômetros entre Chapecó e a Capital tornam difícil. “Foi importante ter visto deputados de ideologias e opiniões tão diferentes trabalharem juntos para construir projetos para a sociedade”, afirmou.

A acadêmica de Administração Karyne Antunes, da Unoesc em Campos Novos, afirmou que sua visão sobre a política mudou após a visita à Assembleia. “Pela mídia, a gente tem uma visão negativa da política, mas percebi que a política e o Legislativo têm um papel importante para a sociedade”, comentou.

Estudante de Direito da Unesc em Criciúma, Alexandre Bristot Rocha afirmou que a participação no Estágio-Visita foi uma oportunidade de aprofundar seu conhecimento sobre o processo de produção legislativa. “Saio daqui com uma visão boa do Parlamento e de sua importância e de quanto ele é necessário e precisa ser atuante”, disse.

Maratona
Durante a solenidade de encerramento do programa, a gestora da Escola do Legislativo anunciou a realização, em maio, do Hackathon Cívico, uma espécie de maratona cívica voltada para universitários. Ao todo, serão 300 vagas. As inscrições serão abertas em breve, no site da Escola do Legislativo.