Escola do Legislativo abre inscrições de escolas para o Programa Parlamento Jovem

25 de fevereiro de 2016

Escolas públicas e privadas de todo o estado que queiram participar do Programa Parlamento Jovem Catarinense podem se inscrever a partir deste mês, no site da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (www.escola.alesc.sc.gov.br). O sorteio das escolas para a próxima edição será realizado durante a semana do Parlamento Jovem, em junho deste ano.

Entendendo a educação como apropriação do conhecimento produzido historicamente pelo homem e a instituição de ensino como um dos espaços privilegiados de produção e socialização do saber, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina instituiu o Programa Parlamento Jovem Catarinense, pela Resolução nº 003/2005 (Santa Catarina, 2005), regulamentado pelo Ato da Mesa nº 147/2008 (Santa Catarina, 2008).

O objetivo do programa é o de possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas a vivência do processo democrático mediante participação em jornada parlamentar na Assembleia Legislativa, com diplomação e exercício do mandato. O programa prevê momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre política, democracia e sobre o funcionamento do Poder Legislativo.

De acordo com Léa Medeiros Cardoso, gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, a  parceria entre instituições de ensino e Assembleia Legislativa  é fundamental para  aprimorar  a Educação para a Cidadania e a Formação Política. "Um dos principais objetivos do programa é aproximar estudantes de ensino médio do Poder Legislativo, proporcionando momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Parlamento e da sua importância na sociedade democrática, além de instigá-los à discussão e à participação, desencadeando o interesse na atuação política e, principalmente, no aprimoramento da democracia."