Escola do Legislativo encerra capacitação técnica no Alto Irani

20 de setembro de 2013

O primeiro curso de Capacitação Técnica oferecido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, este ano, terminou hoje (20) em Xanxerê, Oeste do Estado. Oratória, redação oficial e técnica legislativa foram os temas abordados, de 18 a 20 de setembro, com a participação de servidores do Parlamento e do Poder Executivo regional. O objetivo do programa é contribuir para a qualidade do serviço público estimulando a reflexão sobre as funções dos agentes públicos e políticos e propiciando a oportunidade de aprimoramento e requalificação profissional do corpo técnico. O evento foi aberto pelo vereador Maicon Gehlen (PSD), presidente interino da Câmara de Vereadores de Faxinal dos Guedes, proponente do curso.

A capacitação foi realizada em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) que conta com 14 associados: Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xanxerê e Xaxim. A região, de 150 mil habitantes em 2013, segundo estimativa do IBGE (Censo de 2010), é representada por 130 vereadores. Para aproximar o Poder Legislativo desse público e facilitar a formação no Oeste catarinense, evitando o deslocamento de mais de uma centena de pessoas até a capital, a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira levou toda a estrutura do curso de Capacitação Técnica para Xanxerê, polo econômico e cultural, a 550 quilômetros da Capital.

Na quarta-feira (18), a mestre em Marketing e Vendas, Viviam Tamai, também graduada em Administração, deu início ao curso com o tema Oratória. A paulistana, radicada em Tubarão, abordou as dificuldades de falar em público e ofereceu dicas de como vencer a timidez e organizar o discurso de forma coerente. Na quinta-feira (19), a professora Norma Andrada da Silva, graduada em Letras Inglês-Português e suas respectivas literaturas, mestre em Estudos da Tradução, com ênfase em Linguística, falou sobre revisão ortográfica para redação oficial, as mudanças da língua portuguesa, pontuação, pronomes etc e elaboração de ofícios e outros documentos utilizados no cotidiano dos servidores. Na sexta-feira (20), o consultor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), advogado Armando Agostini ministrou o curso de Técnica Legislativa, sanando as principais dúvidas sobre elaboração e origem de projetos de lei, projetos de lei complementar, aprovação e tramitação de matérias, aspectos constitucionais e outros.

O conteúdo, segundo o assessor de imprensa das câmaras de Ponte Serrada e Passos Maia, jornalista Jhonatan Vinícius Coppini, correspondeu às expectativas, principalmente porque abrangeu redação oficial que foge às técnicas jornalísticas: “O conteúdo é ótimo e caberia até um seminário mais longo”, ponderou. A cientista política Ingrid Aline Piovesan, secretária executiva da Amai há nove anos, acredita que “é preciso estar em constante capacitação, já que a legislação muda muito e a reforma ortográfica ainda confunde muitas pessoas”. Ingrid lembra que o assessor político precisa estar atualizado com as técnicas legislativas para auxiliar os prefeitos e vice-prefeitos, vereadores e até mesmo avaliar projetos de origem do Legislativo. “O serviço público precisa de funcionários qualificados”, alerta.