Escola do Legislativo realiza 7º Encontro da Mulher Parlamentar

11 de abril de 2016

Planejar a atuação feminina nos municípios de Santa Catarina em questões relacionadas à equidade de gênero a fim de reunir e agregar conhecimentos e experiências é um dos objetivos do 7º Encontro da Mulher Parlamentar, realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com a Uvesc – União dos Vereadores de Santa Catarina, nos dias 13 e 14 de abril, no auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no Portal da Escola do Legislativo.

O projeto procura dar evidência ao lugar ocupado pela mulher na política regional e nacional. A realização deste encontro visa, ainda, estimular a discussão acerca da representatividade feminina nos parlamentos, promover a autonomia da mulher, pensar o que cabe à figura feminina no âmbito sociopolítico, enfatizar as conquistas e os desafios contemporâneos, contribuir na formação voltada ao respeito e à dignidade das mulheres.

Objetivos específicos
Reunir mulheres que exercem mandatos no Poder Legislativo, vereadoras e deputadas, agentes públicos e políticos envolvidos com a atividade parlamentar, lideranças sociais e comunitárias de movimentos políticos, com a finalidade de pensar a atividade política feminina: mapeando as conquistas, as atuações e os futuros desafios. Planejar a atuação feminina nos municípios de Santa Catarina nas questões relacionadas à equidade de gênero no sentido de reunir e agregar conhecimentos e experiências.

EMENTA

•       Os Desafios da Mulher na Política;
•       Reforma Política;
•       Ação Parlamentar: Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio;
•       Saúde da Mulher;
•       Importância da criação dos Conselhos Municipais do Direito da Mulher;
•       Proposições Parlamentares: relatos de sucesso;
•       Coaching nas Relações Humanas.

PROGRAMAÇÃO

DIA 13 DE ABRIL
13h – Credenciamento e Recepção
14h – Abertura Oficial
14h30 – Palestra: “Os Desafios da Mulher na Política” – Palestrante: Clair Castilhos
15h30 – Palestra: “Reforma Política” Palestrante: Elizete Lanzoni Alves
16h30 – Palestra: “Ação Parlamentar: lei Maria da Penha e lei do Femicídio” Palestrante: Desembargadora Salete Silva Sommariva
17h30 – Coquetel

DIA 14 DE ABRIL
8h30 – Atração Cultural
9h – Palestra: “Saúde da Mulher” – Palestrante: Representantes da EFOS – Secretaria da Saúde
10h – Palestra: “Importância da criação dos Conselhos Municipais do Direito da Mulher” – Palestrantes: Ivone Salete Orço e Seluí Lucia Orlandi Dall Agnol
11h30 – Intervalo para almoço.
13h – Mesa redonda com vereadoras previamente convidadas – Tema: “Proposições Parlamentares: relatos de sucesso”.
15h30 – Palestra Motivacional: “Coaching nas Relações Humanas” – Palestrante: Marta Ribeiro
16h30 – Informes
17h – Encerramento

Palestrantes
•       Clair Castilhos
•       Elizete Lanzoni Alves
•       Desembargadora Salete Silva Sommariva
•       Representantes da EFOS – Secretaria da Saúde
•       Ivone Salete Orço
•       Seluí Lucia Orlandi Dall Agnol
•       Marta Ribeiro

CURRÍCULO DAS PALESTRANTES

Clair Castilhos
Clair Castilhos é Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, em 1980; com Curso de Verano en Medicina Social, Universidad Autônoma Metropolitana – Xochimilco, México, DF, 1982. Atuou em várias setores, políticos e associativos, entre eles foi cofundadora da Associação Casa da Mulher Catarina e sua primeira presidente, em 1989; conselheira do Conselho Diretor da Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos – 1992 a 1996 e de 2006 a 2011; membro do Conselho Político da Articulação de Mulheres Brasileiras Rumo a Beijing-95 – de 1994 a 1996; membro da delegação brasileira ao Fórum de ONGs na 4ª Conferência Mundial da Mulher – Beijing – China – 1995; membro da comissão organizadora da 10ª Conferência Nacional de Saúde representando a Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos no Ministério da Saúde – Brasília, 1996; delegada na 10ª Conferência Nacional de Saúde representando a Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos, 1996; delegada na 11ª Conferência Nacional de Saúde representando a Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos, 2000; Conselheira Efetiva do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher no Ministério da Justiça – mandato de 1996 a 1999 e de 1999 a 2003; conselheira do Conselho Nacional de Saúde, representando a comunidade científica e sociedade civil (Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos) no Ministério da Saúde – 1997 a 2003; Coordenadora da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher – CISMU – do Conselho Nacional de Saúde de 2001 a 2003 e de 2006 a 2009; coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Pública, Departamento de Saúde Pública, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina a partir de Março de 2000 até 2001. Tendo em vista o grande envolvimento nas causas feministas, o Núcleo de Formação de Agentes Públicos e Políticos acredita na competência e experiência da palestrante no tema proposto.

Elizete Lanzoni Alves
Elizete Lanzoni Alves é doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Pós-Doutora pela Universidade de Alicante. Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí, em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC e  mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí. Elizete Lanzoni Alves é Coordenadora de Projetos na Secretaria de Gestão Ambiental do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, avaliadora Ad Hoc do MEC/INEP, bem como membro especial da Comissão de Educação Jurídica da OAB/SC. Professora na Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, membro fundadora e Secretária-Geral da Academia Catarinense de Letras Jurídicas – ACALEJ e membro da Academia de Letras de São Pedro de Alcântara-SC.  A palestrante é também integrante do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco, cadastrado junto ao CNPQ e membro da Associação Brasileira do Ensino de Direito – ABEDi, assim como membro da diretoria do Instituto O Direito por um Planeta Verde (2015-2017) e professora da Academia Judicial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Elizete Lanzoni Alves possui experiência docente nas áreas de Direito Ambiental e Direito Público além de atuar também nas áreas de: Educação Jurídica, Metodologia, Estado e Direito, Direito Penal, Administração Pública, Terceiro Setor, Direitos Humanos, Educação e Interdisciplinaridade.

Desembargadora Salete Silva Sommariva
A Desembargadora Salete Silva Sommariva é graduada no Curso de Direito, Bacharelado, pela instituição Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis, Canoas, Rio Grande do Sul, com conclusão em 1977. A palestrante atuou como Desembargadora Corregedora-Geral da Justiça de dezembro de 2013 a janeiro 2014 e como Desembargadora Vice-Corregedora-Geral da Justiça de janeiro 2012 a dezembro de 2013 e como Desembargadora Integrante da 2ª Câmara Criminal, de 2008 até 2011. No Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Salete Silva Sommariva atuou na Ouvidora Judicial, de 2010 até 2011 e também foi membro da Comissão de Concurso para provimento do cargo de Juiz Substituto, sendo examinadora de Direito Penal desde 2008 (elaboradora da tese da Prova Prática de Sentença Penal). Foi membro do Comitê Catarinense de Desarmamento Voluntário e Presidente do Conselho de Administração do Fundo de Conta Única – biênio 2008/200, Desembargadora Integrante da 3ª Câmara de Direito Civil, de 2006 até 2008 e Desembargadora e Presidente da Primeira Câmara de Direito Comercial, no ano de 2005. Desembargadora alçada ao cargo pelo “Quinto Constitucional” da Advocacia, Salete Silva Sommariva tomou posse em abril de 2003 e foi também Advogada militante na cidade de Criciúma (SC) e integrante titular de renomada “Banca de Advocacia”, de 1978 a 2003. Atualmente é Desembargadora Integrante da 2ª Câmara Criminal e Desembargadora Coordenadora da Coordenadoria de Execução Penal e Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Ivone Salete Orço  
Ivone Salete Orso tem Graduação em Serviço Social pela Unoesc – Universidade do Oeste de Santa Catarina de Chapecó, pós-graduação em Educação e Cidadania pelo Instituto Bagozzi de Curitiba e atua como assistente social no Município de Pinhalzinho desde 2001, período em que esteve à frente da implantação de vários conselhos municipais. Atualmente é técnica da gestão da assistência social de Pinhalzinho e uma das funções que desempenha e a assessoria aos conselhos municipais vinculados a política de Assistência social. A palestrante auxiliou em todo o processo de implantação do conselho Municipal dos Direitos das  Mulheres – COMDIM  no município de Pinhalzinho e tem a função de secretária executiva dos conselhos. Tendo em vista  a grande atuação da palestrante na assistência as mulheres é imprescindível a sua participação no evento.

Seluí Lucia Orlandi Dall Agnol
Seluí Orland Dalanhol tem Graduação em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina -UNOESC – Campus Aproximado de Pinhalzinho e especialização  MBA em Gestão Pública pela Universidade Anhanguera – LFG Polo Pinhalzinho- 2015. Atualmente, a palestrante ocupa cargo em Comissão como Diretora de Planejamento/Gerente de Convênios na Prefeitura Municipal de Pinhalzinho e é Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente 2014/2016. Selui Orland Dalanhol também é voluntária e secretária da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Pinhalzinho – 2012/2014, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e  Secretária  na Diretoria do Colegiado: Gestores de Convênios AMOSC.

Marta Ribeiro
Marta Ribeiro é graduada em Serviço Social com MBA em Recursos Humanos e Marketing, graduanda de Coaching com foco em Gestão de Pessoas pelo Instituto Brasileiro de Coaching e Psicologia Transpessoal pelo ITECNE – Instituto Tecnológico e Educacional de Curitiba e atua na área comportamental e consultoria de Gestão de Pessoas. Há 13 anos presta serviços de consultoria como Ms Coach no setor público e privado e realizou inúmeros atendimentos individuas no “Coaching de vida”, carreira e liderança; Business, Executive, Self and Professional Coach e Coach de carreira; Instituto Brasileiro de Coaching / Sociedade Brasileira de Coaching; Analista Comportamental – Instituto Brasileiro de Coaching. A palestrante é Certificada por sete instituições internacionais de Coaching (European Coaching Association, Global Coaching Community, Behavioral Coaching Institute, Behavioral Coaching Institute, International Association of Coaching Institutes, International Association of Coaching, Metaforum International, PRME e Global Compact da ONU). A atuação de Marta Ribeiro tem foco em gestão de pessoas, orientação pessoal e profissional, liderança e desenvolvimento humano; atuação de life coaching, coaching para líderes/gestores, políticos e profissionais das mais diversas áreas. Marta apresentou dicas de coaching na TVCOM, Record News e Primer TV (2014) e, recentemente, lançou dois livros como coautora: O Poder do Coaching – Ferramentas, Foco e Resultados – Ed. Ibc. 2013, e Vencendo Desafios com Coaching- Ed. Ibc. 2014.

Público-alvo:
Deputados (as), vereadores (as), prefeitos (as), vice-prefeitos (as), assessores parlamentares, servidores de câmaras municipais, educadoras, pesquisadoras, agentes comunitárias, representantes de classes e cidadãos interessados.

Carga Horária
12 horas-aula

Datas/Horários
Dia 13/04, das 14h às 18h, e dia 14/04, das 8h30min às 17h.

Local
Auditório “Deputada Antonieta de Barros” – Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – Palácio Barriga Verde – Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 – Florianópolis – Santa Catarina.

Informações e Inscrições
Portal da Escola do Legislativo: http://escola.alesc.sc.gov.br/
E-mails: escoladolegislativo@alesc.sc.gov.br e/ou formacaopolitica2010@gmail.com
Fones: (48) 3221-2952 (Secretaria), 3221-2828 (Recepção) e 3221-2927 (Núcleo de Formação de Agentes Públicos e Políticos).

Núcleo de Comunicação
Escola do Legislativo "Deputado Lício Mauro da Silveira"
Rua: Victor Meirelles,170
Telefone: 3221-2763 / 3221-2828