Escola reúne representantes de câmaras com objetivo de ampliar projetos

6 de abril de 2017

Voltado para a descentralização dos projetos, em especial para ampliar o programa Vereador Mirim nas câmaras catarinenses, a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira promoveu na tarde desta quinta-feira (6) uma reunião com representantes de legislativos municipais de várias regiões do estado.
Na ocasião, os presidentes das Associações das Câmaras Municipais puderam conhecer toda a estrutura que a Escola do Legislativo oferece, em especial os cinco núcleos de apoio: Formação e Aperfeiçoamento Profissional; Educação para a Cidadania; Promoção e Inclusão Social; Formação de Agentes Públicos e Políticos e Pesquisa e Produção do Conhecimento.
Para a coordenadora da instituição, Marlene Fengler, o encontro busca aproximar as associações de vereadores com o foco de implantar o programa em outros municípios catarinenses. Segundo ela, a intenção da Escola do Legislativo é ampliar a atuação da Assembleia, por intermédio dos projetos voltados à formação política, educação para a cidadania, entre outros, com a participação do jovem do ensino fundamental.
Considerando o atual cenário político no país, Marlene acredita que o trabalho realizado com os jovens é fundamental para o futuro do Brasil. "Os projetos trabalham na prática a conscientização e importância do papel de um vereador e da sociedade como fiscalizadora das ações realizadas na Câmara de Vereadores."
Em relação ao programa Vereador Mirim, Marlene explica que os estudantes têm a oportunidade de serem vereadores por um dia, vivenciando e compreendendo na prática qual o papel de uma Câmara de Vereadores. "Esse não é apenas um projeto ou um objetivo, mas uma responsabilidade da Assembleia Legislativa, a partir da Escola, enquanto um instrumento de informação."

Programa Vereador Mirim
Implantando em 2010, o programa Vereador Mirim é considerado um dos mais importantes do Núcleo Educação para a Cidadania. Serve para estimular a participação política da juventude, possibilitando aos estudantes momentos de reflexão e aprofundamento sobre o papel do Poder Legislativo Municipal, além da importância da política em uma sociedade democrática.
À frente das atividades do núcleo, a gestora Léa Medeiros destaca que anualmente mais de mil estudantes têm a oportunidade de participar do programa. "Durante a atuação no programa, o estudante passa a conhecer o papel do Poder Legislativo, além de vivenciar durante o período de um ano as suas ações e funções. Dessa maneira despertamos o conhecimento de crianças e adolescentes, que futuramente possam vir a ser cidadãos ou políticos com muito mais consciência."
De acordo com a gestora, um diagnóstico recente realizado pela Escola mostrou a atuação do programa em 61 municípios catarinenses. Segundo a pesquisa, 175 municípios não têm o programa, e em outros 59 existe a lei, porém as atividades estão suspensas. "Diante desta realidade, o núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo mantém ações constantes para fomentar o projeto nas demais cidades." Na ocasião, Léa informou que muitas da câmaras consultadas, que ainda não possuem o programa Vereador Mirim, manifestaram interesse em conhecer melhor a proposta e solicitaram intervenção e suporte da Escola para fazer a implantação".

Considerações do presidente da Avevi
Ao participar da reunião, o presidente da Associação de Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi), Francisco Schork, afirmou que a região, no Norte do estado, mantém uma escola do legislativo que abrange sete cidades. Segundo ele, em três delas o programa Vereador Mirim deve ser implantando em breve. "O programa Vereador Mirim é uma instituição dentro da Câmara que traz uma imagem de muita simpatia e aproximação com a vida da comunidade."
Para Schork, o programa desperta um grande interesse dos alunos na área da política, que quando trabalhado traz um grande resultado para a própria comunidade, uma vez que os estudantes de hoje serão os homens e as mulheres que estarão governando amanhã.