Escolas elegem participantes para a 22ª edição do Parlamento Jovem

12 de abril de 2017

Oito escolas, de seis regiões do estado, promoveram eleições nesta terça-feira (11) para selecionar seus representantes na 22ª edição do programa Parlamento Jovem Catarinense, que acontece entre 25 e 30 de junho, na Assembleia Legislativa.

O programa, desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, tem por objetivo estimular a participação política da juventude, por meio da vivência de situações reais da atividade político-parlamentar como a elaboração, apresentação e votação de projetos em sessão plenária. O evento é realizado duas vezes por ano e é aberto a estudantes com até 21 anos, matriculados no ensino médio das redes pública e privada de Santa Catarina.

Entre as instituições participantes está a Escola de Educação Básica (EEB) de Araranguá, que possui aproximadamente de 700 alunos e representa a região Sul do estado. A diretora da escola, Luciana Costa Martinelli, ressalta que esta é a primeira vez que a unidade participa da atividade, fato se deu por iniciativa dos próprios alunos. “Eles assistiram a uma palestra promovida pela Escola do Legislativo e voltaram muito empolgados com tudo o que aprenderam e pediram para que nos inscrevêssemos no programa, o que foi muito positivo.”

Ela também se mostrou surpresa com a mobilização dos educandos em meio ao processo de formação de candidaturas e a apresentação de propostas para a disputa dos votos dos colegas. “Eles perceberam que para serem ouvidos, precisam sair da zona de conforto e participar. A partir de então, passaram a buscar soluções para os problemas das suas comunidades e, principalmente, para a nossa escola, que necessita de tantos investimentos.”

Segurança para estudar
A busca por melhorias na estrutura física da EBB de Araranguá foram, por sinal, ponto comum nas falas de diversos estudantes que se apresentaram como candidatos. Com 53 anos de existência, a edificação nunca teria recebido uma reforma geral e atualmente são comuns situações como a interdição de salas de aula em função de alagamentos, goteiras e rachaduras nas paredes. “Semana passada choveu, tudo ficou alagado e os tacos do piso chegaram a soltar. Quer dizer, não temos nem a segurança condizente para estudar, quanto mais laboratórios de física e informática, ou um ginásio, coisas que fariam toda a diferença para nós.” disse Mateus Freitas de Souza, de 17 anos e que cursa o 2º ano do ensino médio. Ele pretende levar os problemas ao conhecimento dos deputados estaduais e colocar em discussão a necessidade de mais recursos públicos para a educação.

Posicionamento semelhante foi apresentado por Ederson da Silva Machado, de 17 anos, também oriundo do 2º ano do ensino médio. “Essa escola é a principal da cidade de Araranguá e tem muita coisa a se fazer aqui. Se os cinco estudantes que forem eleitos se unirem, poderemos trazer os investimentos necessários para ela e também para toda a região Sul”, disse.

Escolas participantes

Colégio Sinodal Rui Barbosa, de Rio do Sul (representando o Alto Vale do Itajaí)

EEB José Cesário Brasil, de Celso Ramos (representando o Planalto Serrano)

Colégio Elcana, de Palhoça (representando a Grande Florianópolis)