Estudantes representam Santa Catarina no Parlamento Jovem

23 de setembro de 2014

Os vencedores da etapa Estadual do Parlamento Jovem Brasileiro, Crislaine Zago, estudante da EEB Governador Bornhausen, de Arroio Trinta, e Gustavo Perotti Ticiani, do Instituto Federal Catarinense, em Concórdia, participam em Brasília da etapa nacional do programa, que ocorre entre os dias 22 e 26 de setembro.

Crislaine demonstrou a felicidade em vencer o prêmio e declarou da importância em ser a escolhida para ser a representante do Estado em Brasília. “Eu estava confiante que poderia vencer e sem dúvida é muito gratificante poder representar a minha escola e minha cidade em Brasília”.

A aluna também comentou sobre o projeto desenvolvido sobre bolsas escolares. “Como sou filha de agricultores e vou me formar este ano, comecei a procura por uma bolsa na faculdade, porém a distribuição é feita pela renda bruta, e não a líquida, por isso desenvolvi o projeto com intuito de fazer com que as bolsas sejam selecionadas de forma mais justa”, conclui a estudante.

No Estado, 36 estudantes se inscreveram no programa, que elaboraram e apresentaram um projeto de lei abordando a realidade brasileira com observação de problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas para temas de relevância para o Brasil. Os projetos selecionados na etapa Estadual foram encaminhados à Câmara dos Deputados para a etapa Nacional, quando uma comissão, formada por especialistas em processo legislativo, escolheu os melhores. Esta edição contou com o maior número de projetos enviados comparados aos anos anteriores, com um total de 2.079.

O programa oferecerá aos jovens selecionados a oportunidade de experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho de um deputado federal. Neste ano, o programa será realizado entre os dias 22 e 26 de setembro, em Brasília. Os trabalhos iniciam com distribuição dos parlamentares nas Comissões do Parlamento Jovem Brasileiro e distribuição dos projetos aos relatores, simulando todas as etapas do processo legislativo.

Na última edição, em 2013, um dos representantes de Santa Catarina foi o estudante Filipe Schmitz, da EEB Altamiro Guimarães, de Antônio Carlos, que elaborou um projeto de lei intitulado Mosaico Brasileiro que estabelece reascender a importância da contribuição das populações negra e indígena no cenário nacional, bem como a lacuna existente na formação educacional da comunidade escolar brasileira, ressaltando a importância das Leis Federais 10639/03 e 11645/08.

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação