Estudantes visitam a Câmara de Vereadores de Florianópolis

6 de novembro de 2012

Estudantes que participam do Projeto Educação para Cidadania: Construindo Um Novo Olhar, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, visitaram, na tarde de hoje (06), a Câmara de Vereadores de Florianópolis. O projeto tem como objetivo promover espaços de reflexão e ampliar conhecimentos, a partir de palestras, visitas de estudos e pesquisas no parlamento.
Além de conhecerem as dependências da Câmara, os estudantes aprenderam um pouco mais sobre a história do Brasil. Valcir Getúlio da Silva, assistente Legislativo da Câmara, falou sobre o funcionamento do Poder Legislativo Municipal e apresentou, por meio de slides, a história das câmaras municipais no Brasil, desde seu início, em 1523, quando a atual cidade de São Vicente, no estado de São Paulo, foi elevada à categoria de vila.
Esta foi a terceira visita guiada à Câmara e mais uma das atividades promovidas pela Escola durante esta semana. Alunos do ensino médio e superior da rede pública e privada da região da Grande Florianópolis participam do programa, durante uma semana, desde 2008, quando foi instituído com o apoio de diretores, professores e monitores das instituições participantes.
Talia Amorim, de 15 anos, estudante do 5º ano da Escola Estadual Irineu Bornhausen, não imaginava que um dia ocuparia a cadeira de um vereador ou deputado. “Não tinha conhecimento do que acontecia no parlamento estadual e municipal. Estou muito feliz por conhecer o funcionamento e o dia-a-dia dos vereadores e deputados”.
Classificando a educação como aprimoramento do saber e as instituições de ensino como espaços privilegiados para produção e socialização do saber, a educação deixar de ser apenas dever das escolas e se constitui em processo social permanente dentro ou fora das salas de aula. Com essa visão, a Escola do Legislativo instituiu que, durante os encontros, os participantes vão debater temas como política, formulação de políticas públicas, participação, democracia e as competências constitucionais, e a função social dos poderes nas três esferas, possibilitando aos estudantes a formação de uma consciência mais crítica e participativa.
Lucas da Silva, de 13 anos, estudante do 8º ano do Instituto Estadual de Educação, comentou que durante as aulas os professores explicaram bastante sobre o trabalho dos vereadores, mas garante que o importante mesmo é aprender onde os parlamentares desenvolvem seus trabalhos diários e votam as leis. (Michelle Dias)