Vereadores mirins realizam encontro estadual

8 de novembro de 2012

A Assembleia Legislativa sedia nesta quinta-feira (08) o III Encontro Estadual de Vereadores Mirins, que reúne 222 parlamentares-estudantes de 18 câmaras municipais do estado. O objetivo do evento, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, é oportunizar aos jovens a ampliação de conhecimentos sobre política, o papel do Poder Legislativo e a troca de experiências entre as câmaras de vereadores que mantêm projetos de educação política.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Maria Evangelista Vieira Pedrozo, destacou que o encontro estadual surgiu na esteira do Programa de Formação de Vereadores Mirins, instituído em 2010. O evento, disse Carla, foi pensado para promover o compartilhamento de experiências e o aprendizado entre os estudantes. “Além de promover a educação para a cidadania e a democracia, o encontro incentiva as câmaras municipais que ainda não possuem programas de vereadores mirins a fazê-lo”.
Durante a parte da manhã, além de visitarem todas as dependências do Palácio Barriga Verde, os vereadores mirins assistiram a uma palestra sobre a importância da participação do jovem na política, ministrada pelo doutor em Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), Humberto Dantas Mizuca.
De acordo com Humberto, o principal desafio é desmistificar a ideia de que a política é algo ruim, que não traz resultados práticos na vida das pessoas e também mostrar a força que os jovens têm. “Eles precisam ter consciência da força que têm neste processo, do qual podem participar pelo voto já aos 16 anos. Mas esta participação deve ir além ato de votar, reivindicando o atendimento de suas demandas, que são específicas dentro da sociedade”.
Para Natali Letícia Pereira, de 15 anos, os jovens podem fazer a diferença se tiverem oportunidades para mostrar suas ideias. Presidente da câmara de vereadores mirins de São Lourenço do Oeste, Natali relatou a experiência da implantação de um projeto antidrogas em seu município, apresentado por um vereador mirim. “Promovemos visitas a escolas, palestras e a distribuição de adesivos e material educativo para a prevenção ao uso de drogas. Este programa de conscientização foi criado há dois anos e vem obtendo bons resultados”, disse.

Câmaras participantes:
Participaram do III Encontro Estadual de Vereadores Mirins representantes dos municípios de Araranguá, Blumenau, Caçador, Capinzal, Florianópolis, Gaspar, Guaramirim, Imbituba, Indaial, Jaguaruna, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Rio dos Cedros, Tangará e Timbó. (Alexandre Back)