Formação Política para Mulheres encerra com sugestões de temas para a bancada feminina

26 de maio de 2021

Trinta mulheres concluíram na última segunda-feira (24) o Curso de Formação Política para Mulheres.  De forma gratuita, as aulas foram ministradas entre 19 de abril e 23 de maio por videoconferência, totalizando cinco módulos com direito a certificado de 40 horas para aquelas que participaram de toda formação.

Para a coordenadora da Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira, Adeliana Dal Pont, o objetivo do curso foi alcançado: “Conseguimos oferecer um espaço de discussão, de troca e inspiração entre as cursistas, despertando o olhar da mulher para que ela possa estar onde ela quiser, inclusive na política”.

A participante Sonia Regina Lamego Lino agradeceu o acolhimento durante todo o processo de troca de aprendizagem. Maria Terezinha Niedziewski Devegili também tirou proveito do curso: “Tenho mais de 40 páginas de anotações”, relatou no último encontro. Outras cursistas se declararam como prováveis candidatas no próximo pleito.

Um dos destaques da formação foi a solicitação das participantes pela continuidade dos trabalhos por meio de reuniões mensais do grupo. Pedido que foi acatado pela equipe gestora e será levado para deliberação conjunta. Em resposta, as representantes da Escola apontaram que cinco cursistas participarão da quinta edição do Programa Estágio Visita no ano de 2022. A seleção será realizada por sorteio entre as alunas mais assíduas do curso.

As participantes ainda sugeriram temas para serem discutidos junto à bancada feminina da ALESC. Essas pautas a serem reivindicadas foram debatidas no decorrer da formação e encaminhadas na reunião final. São elas:

*Casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência. Uma alternativa que não seja transitória porque as mulheres precisam de estrutura. Uma noite não é suficiente.

*Conselhos Municipais de Mulheres. Nosso estado tem 295 municípios, temos somente 38 conselhos.

*Traduzir os termos estrangeiros da legislação sobre o enfrentamento da violência contra mulheres, como mans.  A população precisa entender os tipos de violência para combatermos juntos. A tradução vai contribuir para disseminação desse conhecimento essencial para garantirmos a dignidade e a vida das mulheres.