Jovens parlamentares debatem sobre a presença da mulher na política

30 de novembro de 2017

Quais os desafios a serem superados para que haja uma participação maior das mulheres na política? A questão esteve no foco das discussões realizadas na manhã desta quinta-feira (30) em uma mesa redonda realizada no âmbito do programa Parlamento Jovem.

Uma das palestrantes do evento, a deputada Luciane Carminatti (PT) afirmou que, apesar de representarem cerca de 52% da população nacional e ocuparem destacadas posições em espaços como o acadêmico e o empresarial, as mulheres ainda têm uma presença tímida nos meios políticos nacionais. Tal realidade, disse, também pode ser verificada em Santa Catarina, com as mulheres perfazendo menos de 10% das cadeiras da Assembleia Legislativa.

A situação, argumentou a parlamentar, tem como base a própria cultura brasileira de designar às mulheres um papel social mais reservado, enquanto ao homem caberia a atuação pública.

A isto, disse, somam-se uma legislação eleitoral que não incentiva a participação feminina no processo eleitoral e também um certo grau de  conservadorismo dos partidos políticos. “Então é um grande desafio nós fazermos esse debate com os jovens, para que se construa a consciência de que é possível homens e mulheres também ocuparem espaços de poder, de decisão e, portanto, de disputa de projetos na sociedade.”

Para a parlamentar jovem Nicoly Schelbauer D’Oliveira, que representa a Escola de Educação Básica Jovino Lima, de Mafra, as mulheres têm uma visão diferenciada sobre as coisas e podem dar grandes contribuições para a melhoria da sociedade.

Com relação à baixa participação das mulheres na política, ela afirmou que a questão pode estar ligada ao próprio desconhecimento sobre o funcionamento das instituições e do processo político-partidário. Neste sentido, ela destacou a importância da realização de programas como o Parlamento Jovem. “Aqui aprendemos mais rápido. Em uma semana recebemos os conteúdos que demoraríamos a ter na escola” disse ela, que integra o partido “Renova SC” e não descarta seguir a carreira política.

Finalizando as atividades programadas para a manhã desta quinta, os parlamentares jovens assistiram a uma sessão realizada no plenário da Assembleia Legislativa.

O programa
Realizado pela Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira, o Parlamento Jovem proporciona a 40 estudantes do ensino médio vivenciar a rotina dos deputados estaduais em quatro dias de atividades no Palácio Barriga Verde, sede do Poder Legislativo. Eles poderão apresentar, analisar e votar propostas nas comissões e em plenário, reproduzindo todo o processo legislativo. Na atual edição, participam jovens, entre 14 e 21 anos dos municípios de Pomerode, Mafra, Curitibanos, Criciúma, Marema, Lages, Joinville e Florianópolis.