Mesa redonda aproxima parlamentares e universitários

17 de abril de 2019

Uma mesa redonda com a participação de diversos deputados marcou as atividades do programa Estágio Visita na manhã desta quarta-feira (17) na Assembleia Legislativa. Cada parlamentar falou por cerca de cinco minutos e respondeu a perguntas da plateia formada por estudantes universitários que estão desde segunda-feira em visita à Casa, assistindo ao trabalho dos deputados e conhecendo melhor o cotidiano do Palácio Barriga Verde. O Estágio Visita é uma ação promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.

A gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo, Léa Medeiros Cardoso, avaliou o encontro como muito produtivo e participativo. “O objetivo da mesa era tirar dúvidas do que presenciaram, das atividades de que participaram e também de algumas outras das suas regiões, ter um contato mais direto com o parlamentar.”

Para a presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), o programa é uma oportunidade única de conhecer o parlamento. “Acho que a gente só tem vontade de participar daquilo que a gente conhece. E a gente só se interessa por mudar a realidade quando a conhecemos e a partir disso começa a desenvolver a vontade de participar”, afirmou a parlamentar.

Marlene Fengler vê o Estágio Visita como uma preparação tanto para futuros políticos quanto para cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade. “Esse é o papel da Assembleia: aproximar a sociedade, aproximar esses jovens – que são nosso futuro e que podem nos representar muito bem – do Legislativo, para que eles conheçam e sejam multiplicadores, entendendo a importância do trabalho que se faz aqui e despertar em outros jovens a vontade, a necessidade de participar do processo político como legisladores ou então como cidadãos que queiram participar de uma forma mais atuante do processo político e democrático do país.”