Mulheres traçam estratégias para aumentar participação feminina na política

24 de abril de 2014

A Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc), presidida pela primeira vez, em 30 anos, por uma mulher, a vereadora de Pinhalzinho, Silvana Bugnotto, recebeu quarta-feira (24), em Chapecó, cerca de 100 vereadoras, assessoras e outras lideranças para o V Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina. Para os dois dias de debates estão em pauta os desafios de exercer a política em um país onde, apesar das mulheres terem a maioria dos votos, ainda amargam uma participação no Legislativo bem abaixo do percentual mínimo de 30% estipulado em lei.

Na mesa de abertura, lideranças femininas comprovaram alguns avanços no Legislativo catarinense. Pela primeira vez, mais duas entidades de destaque, além da Acamosc, estão sob o comando de mãos femininas: a União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina (Uvesc), que tem Tânia Michels como presidente em exercício, e a União das Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi), presidida por Geovana Gessner.

A representação feminina no cenário catarinense em diferentes setores, o acúmulo de atividades e as sutis diferenças entre o modo de ação na política nortearam a mesa redonda realizada à tarde com participação das prefeitas Rosimar Maldaner, de Maravilha; Laci Grigolo, de Seara; Neusa Maraschini, de Peritiba, e Leide Mara Bendes, de Itá.

Participaram ainda, a primeira mulher a ocupar a pasta da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural do município de Curitibanos, Neide Terezinha Furlan, a juiza de Itajaí, Sônia Moroso Terres mentora do projeto “Justiça – Direito de Todos” e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de Chapecó, Izolde Oro. No relato de todas elas, em comum estão a luta contra o preconceito e o machismo e os mecanismos e projetos que contribuam para a união feminina, a evolução dos direitos e a valorização da mulher em todos as esferas de Poder.

Palestras
Na opinião da primeira palestrante do dia, a contadora Aline Hohn, é preciso ter firmeza para ocupar espaço em um cenário ainda predominantemente masculino. “Os homens, por exemplo, ocupam mais o microfone, a mídia, porque nós deixamos. Vamos mudar esta situação e usar a comunicação para facilitar a nossa atuação dinâmica”, aconselhou.

A dificuldade de conciliar a vida política e familiar e o consequente sentimento de culpa causado por esse impasse, um desafio tipicamente feminino, foi tema de palestra do médico especialista em Pediatria e Homeopatia e mestre multidisciplinar em Ciências da Saúde Humana, Demerval Florêncio da Rosa. Ele falou sobre “A emoção e as doenças: cuidando bem de si para cuidar bem dos outros”. Janice Merigo, mestre em Serviço Social, foi a última palestrante do dia. Ela discorreu sobre a violência contra a mulher, o idoso, a criança e os adolescentes e sobre a importância dos serviços de atendimento municipal.

Programação
Nesta sexta-feira (25), segundo e último dia do V Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina, as deputadas estaduais e vereadoras participarão de mesa redonda sobre estímulos para uma maior representação. A palestra de encerramento será da jornalista Mara Prado, sobre “Planejamento do mandato de vereador”.

O evento é realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira contou com a participação da Acamosc, Uvesc e da Câmara dos Vereadores de Chapecó.