Mulheres parlamentares definem prioridades para 2014

25 de abril de 2014

O V Encontro de Mulheres Parlamentares de Santa Catarina terminou sexta-feira (25), na sede da Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc), em Chapecó. Vereadoras, assessoras e lideranças debateram a construção de políticas públicas pela valorização da mulher e aprovaram uma Carta de Compromissos. O evento realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira contou ainda com a participação da União dos Vereadores do Estado de Santa Catarina (Uvesc) e da Câmara dos Vereadores de Chapecó. O próximo encontro deverá ser realizado em Balneário Camboriú, dias 16 e 17 de abril de 2015.

Entre as prioridades listadas na Carta de Compromissos está a luta pela criação de Conselhos dos Direitos das Mulheres, de Delegacias da Mulher e de núcleos de atendimento especializados na Defensoria Pública. A campanha pela implantação de organismos de políticas para as mulheres em todos os municípios consta do documento, entrando em debate o alcance da Casa da Mulher Brasileira instalada pelos governos federal e estadual em Florianópolis.

Da discussão, participaram a titular da Coordenadoria Estadual da Mulher, Jane Ghizzo Schmidt, e a deputada Luciane Carminatti (PT). A parlamentar destacou o alto índice de violência em Santa Catarina, terceiro estado do país em casos de estupro conforme dados do 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, atrás apenas de Roraima e Rondônia.

Aumentar o número de mulheres eleitas no Poder Legislativo municipal, estadual e federal, nas eleições de 2014, e incentivar a visibilidade das organizações de mulheres são outras metas do fórum que analisou também a Reforma Política. O objetivo é garantir o financiamento público de campanha, a paridade de gêneros nas direções partidárias e nas candidaturas e voto em lista, intercalando um nome de homem e um nome de mulher.

Além da política, o documento prevê estratégias para combater o comportamento sexista. “Almejamos que todas as ações de capacitação e formação desenvolvidas a partir de agora levem em conta a necessidade de desconstruir os preconceitos contra as mulheres, a diversidade sexual e o racismo, buscando a inclusão”, resumiu a presidente da Amosc, vereadora de Pinhalzinho, Silvano Bugnotto.

A jornalista Mara Prado, assessora técnica da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e consultora em Comunicação, encerrou o evento falando sobre “Planejamento do mandato de vereador”, para “corresponder às expectativas do eleitor, com ética e transparência e com foco e busca de resultados”, segundo a palestrante.