Parlamentares da 23ª edição do Parlamento Jovem são empossados na Alesc

27 de novembro de 2017

Tomaram posse na tarde desta segunda-feira (27), no Plenário da Assembleia Legislativa, os 40 deputados integrantes da 23ª Legislatura do Parlamento Jovem Catarinense. O projeto, da Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira, proporciona aos estudantes a vivência da rotina como deputados estaduais durante quatro dias de atividades no Palácio Barriga Verde, onde os estudantes terão a oportunidade de apresentar, analisar e votar propostas, reproduzindo todo o processo legislativo.

O parlamento jovem é composto por 40 estudantes de ensino médio, com idades entre 14 e 21 anos, de oito escolas de diferentes regiões do estado. Nesta 23ª edição, participam do projeto jovens de Pomerode, Mafra, Curitibanos, Criciúma, Marema, Lages, Joinville e Florianópolis.

Posse
A sessão de posse foi presidida pelo secretário estadual de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, no ato representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP). “Vivemos em um momento singular no cenário político do nosso país. E tem essa história de que o jovem é o futuro, mas o jovem é o presente. O futuro é a consequência dos atos de hoje e é por isso que a participação de vocês, jovens, é imprescindível”, frisou Comin.

Representando os 40 jovens deputados, Rengly Mikael Borges da Silva, o mais velho entre os participantes, fez a leitura do documento de compromisso, depois assinado por todos os estudantes. “É muito gratificante estar aqui no poder legislativo nessa semana. Acredito que esse projeto é muito importante justamente porque tem o objetivo de trazer a juventude pra política, afinal, nós somos o futuro que pode fazer a diferença”, afirmou Rengly.

Proposições
Entre as atividades proporcionadas pelo projeto, está a confecção de posposições sugeridas pelos próprios estudantes. Segundo a gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Lea Medeiros Cardoso, há registros de propostas de estudantes de outras edições que foram aprovadas e hoje são leis estaduais. “Estamos aqui para resgatar valores e mostrar que a política é para todos. Essa é uma oportunidade de vocês voltarem para suas escolas com uma outra concepção do que é, para o que serve e como se faz política”, disse

Nesta 23ª, foram confeccionadas 16 indicações, duas por cada uma das oito escolas, além de um Projeto de Lei (PL). Entre as indicações, pautas pontuais, voltadas em sua maioria para as regiões propositoras, como a solicitação de contratações de psicopedagogos, implementação de programas de desconto no transporte público, instalações de equipamentos de captação de água da chuva, entre outras. Já o PL, proposto pelos jovens parlamentares da Escola de Educação Básica Professor Zelindo Carbonera, da cidade de Marema, dispõe sobre a criação da Semana da Horta Orgânica no Estado de Santa Catarina.

Demais atividades
Ainda nesta segunda, os jovens farão a escolha da mesa diretiva e dos membros das comissões, além de participarem de uma visita guiada no Palácio Barriga Verde. Até a próxima quinta-feira (30), os estudantes participarão de palestras e demais atividades rotineiras de um deputado estadual, como votações em plenário e comissões.

Deputados da 23º Legislatura

– Alisson Borges Neto
– Amanda Flávia Padilha
– André Wander Lessa
– Bruno Vitali Pedro
– Caio Lima Arruda
– Camila Paz Flores Enck
– Carla Rodrigues Brizola
– Carolina Sott Fermino
– Catarina Bortolotto
– Daiana Luiza Tribéss
– Diego Henrique Barbiero
– Dieyni Matiasso Boin
– Elma Gabriela Vieira Barcarolo
– Emily Aparecida Alves
– Émily Roberta Xavier
– Fernanda Rodrigues
– Fernanda Lúcia Elias
– Guilherme Victhor Scheffer
– Gustavo Alves Martins
– Higor Gabriel de Freitas
– Jean Vinícius dos Reis Dill
– Jeane Carla Aschidamini
– João Victor Rocha Trombim
– João Vitor da Silva Rodrigues
– João Vitor Munaro
– José Paulo Leite
– Klara Karina da Silva Werner
– Letícia Cristina Soares Almeida
– Lucas Dias de França
– Maria Luiza Marcos Fernandes
– Mariana Bussula Martins
– Nicolas Silva de Freitas
– Nicole Schroeder
– Nicoly Schelbauer D´Oliveira
– Rafaela Pires Rigo
– Ranan Gabriel Machado
– Rengly Mikael Borges da Silva
– Vitória Carvalho de Camargo
– Wellinton Biasi

Com a colaboração de Carolina Lopes/Agência AL