Parlamento Jovem elege presidente e inicia trabalho nas comissões

11 de novembro de 2014

Apresentação de propostas, negociações e apoios conquistados na última hora movimentaram a eleição da presidência e da vice-presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina durante a 18ª edição do Parlamento Jovem Catarinense. Os 40 deputados estudantes, provenientes de oito cidades de diferentes regiões, ocuparam o Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, desde as 9h da manhã, de terça-feira (11), para registrar as chapas e eleger os membros da Mesa. O programa, desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira terminará quinta-feira (13) com a sessão solene durante a qual 28 proposições deverão ser apresentadas pelos jovens: 15 indicações, oito projetos de lei, quatro moções e um requerimento.

Iago Pontes Gomes Nascimento, de Curitibanos, foi eleito presidente e Lukas Brandalise, de São Miguel do Oeste, vice-presidente. Sem abstenções e ainda em clima de articulações políticas, foram eleitos o segundo vice-presidente: Bruno Henrique de Lara, de São Francisco do Sul; primeiro secretário: Michel Maciel de Quadros, de São João do Sul; segunda secretária: Francis Fostes, de Correia Pinto; terceira secretária: Tabita dos Santos Barbosa de Porto União; quarta secretária: Isabela Campestrini, de Tijucas e o suplente: Pedro Henrique Ribeiro Lampe, de Balneário Camboriu.

Na posição de presidente do 18º Parlamento Jovem, Iago acredita que o mais importante é “despertar a discussão entre os deputados estudantes, a consciência política e valorizar a responsabilidade de discutir projetos”, além de enfrentar a crise de credibilidade pela qual, segundo ele, passa o Legislativo.

Depois da eleição, a ex-deputada estudante Alessandra Martinenghi, 18 anos, foi convidada para falar sobre sua experiência como presidenta da 16ª edição do Parlamento Jovem, em 2013. “Foi importante para entender a política e saber que podemos praticá-la todos os dias, nas nossas escolhas, não somente na hora de votar”. Ela passou a valorizar ainda, os projetos de iniciativa popular e o debate sobre as questões em todas as esferas.

O advogado e consultor legislativo, Armando Agostini, que preparou os deputados estudantes em todas as etapas, inclusive nas visitas feitas pela Caravana da Educação para a Cidadania, aos colégios participantes, no primeiro e segundo semestres, explicou que o país aprova cerca de 18 leis por dia, sendo que muitas são inconstitucionais. Falha provavelmente da análise das comissões legislativas. Por isso, a tarde da terça-feira foi dedicada à formação de cinco comissões: Constituição e Justiça; Finanças e Tributação; Turismo e Meio Ambiente; Direitos Humanos e Educação, e Cultura e Desporto.

Abertura
Na abertura do Programa Parlamento Jovem Catarinense, na noite de segunda-feira (10), a coordenadora da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, Carla Maria Evangelista Vieira Pedrozo recebeu o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, professor e deputado Juares Ponticelli (PP), convidado a diplomar os 40 deputados estudantes. Ele lembrou que foi presidente da Escola do Legislativo durante seis anos, nos quais considerou o Parlamento Jovem, o programa mais importante.

Já o palestrante da noite, o cientista político Humberto Dantas, falou sobre a importância da participação do jovem na política. Ele já palestrou em dezenas de eventos da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, não só na capital, mas também pelo interior. “De todas as experiências semelhantes que conheço no Brasil, o Parlamento Jovem Catarinense é a melhor”, destacou Dantas.

Programação
O Programa Parlamento Jovem Catarinense segue na quarta-feira (12), com trabalhos nas comissões e termina quinta-feira (13) com a sessão plenária realizada aos moldes do Regimento Interno do Poder Legislativo de Santa Catarina, onde as proposições, depois de analisadas pelas comissões, deverão ser votadas em Plenário. Na ocasião também serão sorteadas as próximas oito escolas que participarão do 19º Parlamento Jovem Catarinense no primeiro semestre de 2015.