Deputados estudantes do Parlamento Jovem debatem propostas durante reunião de Comissão

11 de novembro de 2014

As atividades da 18ª edição do Parlamento Jovem Catarinense realizada na tarde desta terça-feira (11), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, foram marcadas pela produtividade dos deputados estudantes durante as reuniões das comissões. Durante a primeira reunião da Comissão de Constituição Justiça, conduzida pelo presidente da Mesa diretora, Iago Pontes Gomes Nascimento, de Curitibanos, os parlamentares apresentaram e debateram diferentes temas de interesse dos catarinenses. Ao todo foram 28 proposições, 15 indicações, oito projetos de lei, quatro moções e um requerimento.
Ao considerar uma tarde produtiva, Iago destacou a importância de conduzir e participar do programa. Segundo o presidente, além de ser uma lição prática de cidadania, a oportunidade permite que os 40 estudantes participantes se interem mais da política, apontando assim algumas das dificuldades vivenciadas nas oito regiões do Estado participantes. “Estamos deliberando varias matérias, na expectativa de aprovar na próxima quinta-feira as melhores proposições para Santa Catarina".
Entre as indicações apresentadas, a proposta de implantação de um curso técnico profissionalizante, no município de Curitibanos, no Meio Oeste, foi bem aceita pelo membro da comissão. Presidente de um dos partidos representantes e  autor da indicação, Rafael Caus Smentkoski argumenta que a iniciativa está baseada na implementação de indústrias e na carência de mão de obra qualificada. Essa falta de qualificação gera um baixo índice de desenvolvimento humano. “Essa proposta visa superar esse baixo índice e ainda trazer um desenvolvimento econômico”, frisou.

Escolas sorteadas para 19ª edição

Ainda durante a tarde, os estudantes deputados interromperam seus trabalhos para participar do sorteio de oitos escolas que irão participar da 19ª edição do Programa Parlamento Jovem, em 2015. O sorteio realizado no Plenário Osni Régis contou com a presença da deputada Ana Paula Lima (PT), autora da proposta que deu origem ao programa.
Segundo Ana Paula, a iniciativa é um sucesso e tem contribuído muito para a instrução política dos jovens. “Esse é um projeto que estimula os adolescentes a participarem do cenário e das decisões políticas de interesse para Santa Catarina. Essa é uma forma de abrir as portas do Legislativo”, destaca.
As instituições de ensino que participarão da próxima edição vão representando as regiões Nordeste, Planalto Norte, Grande Florianópolis, Sul, Oeste, Planalto Serrano, Meio Oeste e Vale do Itajaí. São elas:

NORDESTE
Escola de Educação Básica Carmem Seara Leite