Pedro Simon encerra Semap edição Meio Oeste, em Piratuba

13 de outubro de 2015

O ex-senador, pelo Rio Grande do Sul, Pedro Simon (PMDB) fez a palestra de encerramento do Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos (Semap), realizado pela Escola do legislativo deputado Lício Mauro da Silveira, na manhã de sábado (10), no Centro de Eventos de Piratuba, Meio oeste catarinense.

O evento, realizado em parceria com a prefeitura e a câmara de vereadores do município, reuniu nomes conhecidos da política, do jornalismo, do direito e da administração pública, nos dias 8, 9 e 10. Entre os palestrantes, esteve Pedro Simon, que foi senador por mais de 30 anos.

Em meio a histórias políticas e pessoais, ele falou sobre credibilidade e ética política, redes sociais, força popular e a educação no Brasil. “Hoje estamos vendo que os grandes corruptos podem ser presos, sim. A Lei da ficha limpa contribui para isto. Não é apenas o ladrão de galinha que está indo para a cadeia e é desta forma que vamos mudar o Brasil”, ressaltou durante a palestra.

O ex-senador avaliou que, com o trabalho de investigação de uma equipe séria da Polícia Federal, muitas coisas mudaram. "Os chefões da corrupção estão aparecendo e isso nos faz acreditar que o cenário mude”, discursou.
Pedro Simon também destacou a seriedade e a força do povo brasileiro. “Nosso país precisa de atitude e ela tem que partir do povo, que é sério, trabalhador e tem muita força. Temos ferramentas, como o celular e as redes sociais, por exemplo, que nos permitem falar e mobilizar muitas pessoas em pouco tempo. Usem isso, levem a sério. Quando houver um chamado, o povo deve ir para as ruas, sem armas, sem vandalismo, apenas com a voz. Isso já aconteceu e os resultados vieram”, lembrou Simon.

Segundo o ex-senador, a mudança também passa pela educação e, para isso, é preciso dar bons exemplos. "É preciso que a credibilidade venha de cima. Não adianta prender o coitado ladrão de galinha, tem que prender os corruptos que roubam milhões”, concluiu.

De acordo com o coordenador da Escola do Legislativo, Antoninho Tibúrcio Gonçalves, esta foi uma oportunidade valiosa para os participantes. “O conhecimento e a experiência do senador, que tem 85 anos, fecharam o Seminário com chave de ouro. Sem dúvidas foi um momento histórico para Piratuba e para a Escola do Legislativo."

Antoninho destacou, ainda, o comprometimento de Pedro Simon. "Esta palestra seria realizada na sexta-feira (09), mas em função do mal tempo e da chuva, o avião que levava o ex-senador de Brasília a Chapecó, não pode pousar. Ele só desceu em Porto Alegre, e decidiu vir de carro para cumprir com o compromisso”.

Palestras
O seminário edição Meio Oeste contou também com a participação dos palestrantes dos dois seminários anteriores: Moacir Pereira, Cláudio Prisco Paraíso, Jamil Albuquerque, Alexandre Dorta Canella, Noel Antônio Baratieri, Luiz Carlos Wisintainer.

Para a vereadora de Piratuba Marli Nadir Ubialli Buzelato (PMDB), eventos como esses são muito importantes. "Nesses dois dias de curso aprendemos muitas coisas, como na palestra do advogado, Noel Baratieri, sobre a consolidação das leis. Podemos melhorar muitas leis que já não tem mais significado ou estão vencidas, desatualizadas. Espero que tenhamos mais oportunidades como essa."

O deputado Romildo Titon (PMDB), presidente da Escola do Legislativo, o ex-deputado Renato Hinnig, atual presidente do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) e o ex-senador Casildo Maldaner, estiveram presentes no seminário.