Programa Parlamento Jovem inicia atividades da 21ª edição

1 de agosto de 2016

O juramento de posse e a assinatura do termo de compromisso dos deputados estudantes marcou a abertura da 21ª edição do programa Parlamento Jovem Catarinense, na tarde desta segunda-feira (1º), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Reunindo 40 estudantes do Ensino Médio de oito escolas, o programa realizado pelo Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira oferece aos adolescentes uma oportunidade de vivenciarem as principais atividades desenvolvida no Legislativo estadual.
A partir de uma visita guiada às dependências da Assembleia, os jovens deputados deram início às atividades do Parlamento Jovem, que segue com uma ampla programação até o dia 4 de agosto. Com a eleição do presidente da Mesa e a formação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), ao longo desta tarde, os jovens estão aptos a iniciarem os trabalhos, debatendo proposições e deliberando  matérias.
Ao prestigiar a abertura dos trabalhos, o deputado Neodi Saretta (PT), na ocasião representando os demais parlamentares da Casa, em especial o presidente da Escola do Legislativo, deputado Romildo Titon (PMDB), destacou a importância da iniciativa. "Esta é uma grande oportunidade dos jovens vivenciarem o funcionamento de uma casa legislativa. Neste período é possível conhecer na prática um pouco do cotidiano e da estrutura da Assembleia Legislativa."
Ao considerar a iniciativa uma forma de aprimorar a educação para cidadania dos jovens, o coordenador da Escola, Antoninho Tibúrcio Gonçalves, destacou que a proposta do programa é formar novas lideranças, onde a juventude possa acreditar mais na política, desde a sua essência, sabendo diferenciar a política da politicagem. "Buscamos mostrar aos jovens deputados a importância de reconhecer a política enquanto ciência, não a política enquanto partido", frisou.
Eleita presidente do Parlamento Jovem, a estudante Júlia Fontanella, 16 anos, aluna do 2° ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica São José, de São Joaquim, revela que desde pequena tinha interesse pela política. Orgulhosa da nomeação, Júlia revelou que sempre teve o incentivo da família. "Meus pais sempre buscaram me mostrar que a política não é apenas politicagem, mas algo que move a sociedade e é de extrema importância para todos". Ao considerar gratificante a oportunidade de participar do programa, a estudante afirmou que vai trabalhar firmemente suas propostas.

A aluna da Escola de Educação Básica Dom João Becker, de Brusque, Isabella Duque, foi eleita presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

As atividades continuam terça-feira (2) e quarta-feira (3), com a formação das demais comissões permanentes, já com os debates de proposições, e seguem até quinta-feira (4) com a realização de sessão plenária aos moldes do Regimento Interno da Casa.

O Programa Parlamento Jovem
Foi criado em 2005, por intermédio de Resolução da deputada Ana Paula Lima (PT). Desde seu início, o Parlamento Jovem já contou com a participação de, aproximadamente, 800 participantes em dez anos. O objetivo do programa é o de possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o estado a vivência do processo democrático mediante participação em jornada parlamentar, com diplomação e exercício do mandato de deputado. O programa prevê momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre política, democracia e sobre o funcionamento do Poder Legislativo.