No segundo dia, Parlamento Jovem sorteia escolas da próxima edição

3 de agosto de 2016

Os 40 jovens participantes da 21ª edição do Parlamento Jovem acompanharam o sorteio das escolas da próxima edição, durante a sessão plenária desta terça-feira (02), na Assembleia Legislativa. A deputada Ana Paula Lima (PT), autora do projeto que criou o Programa, conduziu os trabalhos. O sorteio das oito escolas selecionadas se deu por meio eletrônico.

"A partir desse sorteio, a Escola do legislativo entra em contato com as escolas indicadas das oito regiões do estado para comunicar que foram escolhidas e confirmar sua participação no projeto. Se a resposta for positiva, iniciamos as etapas até que se estendem até a semana parlamentar. Visitamos as escolas para apresentação do projeto, conversamos com os alunos e realizamos sua formação. São seis meses de trabalho com troca de informações", esclareceu Lea Medeiros Cardoso, gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo.

Comissões e transparência
O segundo dia de atividades dos jovens parlamentares também foi intenso e marcado, além da escolha das escolas participantes da 22ª edição, por um aprendizado sobre a elaboração de pareceres e de suas funções nas comissões permanentes da Casa, com o assessor parlamentar Armando Agostini.

No período da tarde, a servidora do Núcleo de Educação para a Cidadania, Melissa Figueiredo, tratou dos Instrumentos de Transparência na Política. "Preparamos um momento de integração com os estudantes, trazendo algumas ferramentas e possibilidades de interação via internet para além das redes sociais que eles já estão acostumados a lidar. Apresentamos alguns portais e fomentamos discussões com o objetivo de mostrar quais os filtros que interferem na decisão de escolha de um representante político", informou Melissa.

Durante esta dinâmica, foram trabalhadas diversas temáticas sobre políticas públicas e os alunos puderam dar suas opiniões acerca de temas como: educação, saúde, maioridade penal, legalização do aborto e da maconha, dentre outros pontos polêmicos que precisa ser discutidos na sociedade. Matheus Andrzejewski, de Canelinha, destaca que achou interessante conhecer aplicativos que possibilitam conhecer obras da gestão pública e opinar a respeito. "Podemos cobrar, por exemplo, da prefeitura quando existe depredação do patrimônio público e aprendemos como acessar projetos de lei tramitando e acompanhar esse processo."

Audiência com deputados
Em audiência com os deputados de suas regiões, os estudantes apresentaram projetos e indicações que trouxeram para a apreciação dos parlamentares. Júlia Fontanela, de São Joaquim, presidente desta edição, visitou o gabinete do deputado Gabriel Ribeiro (PSD). "Ele foi muito receptivo, nos atendeu muito bem e a visita foi legal porque ele conhece nossa cidade e região e também conhece nossas necessidades", avaliou a jovem parlamentar.

Júlia acredita, porém, que mais importante do que levar as demandas somente da sua região é conversar com os deputados sobre o bem de todo o estado.

Escolas sorteadas

Colégio Elcana, Palhoça – Grande Florianópolis

Escola de Educação Básica Victor Felippe Rauen, de Jaborá – Meio Oeste

Escola de Educação Básica Presidente Médici, Joinville – Nordeste