Protagonismo juvenil é tema de palestra do Parlamento Jovem

15 de julho de 2015

Com o tema “Protagonismo Juvenil”, Iago Nascimento, presidente da 18ª edição do Parlamento Jovem, apresentou projetos e falou aos jovens deputados em seu segundo dia de participação da 19ª edição, na Assembleia Legislativa.

Iago declarou que, a partir de sua vivência no Parlamento Jovem, conseguiu transformar a realidade a qual vive. “Eu consegui perceber que participando da real política, visando à coletividade, podemos mudar nossa realidade. Quando voltamos para nosso município depois de participar da semana do Parlamento Jovem, continuamos nossos projetos”.

Entre os projetos apresentados por Iago estão a criação da Câmara Juvenil, a formação do Conselho Municipal da Juventude de Curitibanos, a formação de planos sócio-educativos, a consolidação de conselhos participativos. “Assim como os outros deputados jovens, comecei a participar de conferências municipais e, no meu município como conselheiro da elaboração do plano sócio-educativo para jovens infratores. Aprendemos o real significado da política em nossas vidas”.

Outro projeto apresentado pelo estudante foi a consolidação de um grêmio estudantil criado na escola onde estuda. “Saímos daqui acreditando que as oportunidades que tivemos nesses dias para aprender sobre política não nos fez superiores aos demais, mas com certeza adquirimos mais responsabilidade social”. 

Eleição da Mesa e instalação das comissões
Após a fala de Iago, foi realizada a eleição da Mesa da Assembleia, a instalação e distribuição das comissões, eleição dos presidentes e vice-presidentes das comissões e distribuição das relatorias das proposições.
João Victor Rodrigues de Oliveira, de Bom Jardim da Serra, foi eleito presidente e prometeu assumir seu cargo colocando como pontos de destaque a justiça e a sinceridade. “Acredito que para ter progresso a gente sempre tem que dar o melhor da gente, porque sem ordem não existe progresso”.

O consultor legislativo Armando Agostini apresentou os passos regimentais, contidos no Regimento Interno da Casa, relativos à administração e organização do Poder legislativo e as questões relativas à tramitação de matérias, inicialmente nas comissões e posteriormente em sessão plenária. “O Regimento Interno é seguido à risca para os parlamentares jovens nesta 19ª. Edição”.