Seminário de capacitação em Nova Veneza debate temas atuais

21 de junho de 2013

Desde técnica legislativa até a polêmica PEC 37 foram temas debatidos entre os participantes do seminário de capacitação do Legislativo municipal que aproveitaram o feriado de aniversário do município de Nova Veneza, 21 de junho, para participar do evento oferecido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Vereadores, assessores e servidores estiveram reunidos na Câmara de Vereadores durante todo o dia em torno dos seguintes temas: Processo Legislativo, Relação dos Órgãos de Controle com as Câmaras Municipais e Comunicação e Oratória.

Forte no setor metalúrgico e sede de grandes empresas, como a Damyller, no ramo têxtil, e a Agrovêneto, no segmento alimentício, Nova Veneza também é conhecida pelo santuário Nossa Senhora do Caravaggio, símbolo da religiosidade católica. A beleza natural, centenárias casas de pedra, a organização e a tranquilidade da cidade de 13 mil habitantes são outros atrativos que impulsionam o turismo local, que tem como principal atração a Festa da Gastronomia, que acontece de 20 a 23 de junho, com expectativa de receber cerca de 50 mil visitantes, inclusive europeus.

Na sexta-feira (21), o município abriu espaço na agenda oficial de festividades para conciliar a formação continuada considerada de extrema importância pelo presidente da Câmara de Nova Veneza, vereador Alberto Ranacoski. Com todos os nove vereadores presentes e o prefeito Evandro Gava, além de representantes do Legislativo e do Executivo de municípios vizinhos como Criciúma, Urussanga, Morro da Fumaça, Treviso, Siderópolis e Forquilhinha, o seminário foi aberto às 9 horas.

A primeira palestra foi do auditor fiscal de Controle Externo do Tribunal de Contas de SC (TCE-SC), Geraldo José Gomes. Ele discorreu sobre Relação dos Órgãos de Controle com as Câmaras Municipais. O assunto foi complementado pelo palestrante convidado do Ministério Público (MP), promotor público Samuel Dal-Farra Naspolini, que enfatizou a conquista da qualidade no serviço público e esclareceu os vereadores sobre as consequências da votação da PEC 37 – medida que retira do MP a atribuição de realizar investigações criminais.

Ténicas Legislativas como instrumento de cidadania foi a tônica da palestra ministrada pelo Consultor do Legislativo Estadual, Armando Agostini. De forma dinâmica e acessível, ele ressaltou que o cidadão não pode necessitar de intermediários para entender o conteúdo dos documentos oficiais cujos textos devem ser claros e respeitar normas que facilitam o entendimento. O evento foi encerrado com a oficina de Comunicação e Oratória a cargo do professor Sílvio Luzardo. O jornalista e escritor motivou a plateia com exercícios práticos que destacaram a necessidade de exprimir as mensagens com clareza e simplicidade, mas com conteúdo adequado e relevante.

A vereadora do município de Urussanga, Izolete Gastaldon, detendora do primeiro mandato, ressaltou o debate sobre a PEC 37. Segundo a parlamentar, o curso é muito proveitoso principalmente para quem começa agora no Legislativo, ainda mais “por ser oferecido em uma cidade próxima”. O vereador de Nova Veneza, Vanderlei Spilere, também no primeiro mandato, agradeceu a presença dos colegas da região e pela realização do curso durante o aniversário da cidade, o que “enriqueceu o calendário oficial”. (Rossana Espezin/Escola do Legislativo)