Especialistas ensinam como acompanhar mandatos parlamentares

14 de junho de 2013

O cientista político e professor universitário, Humberto Dantas, e o advogado especialista em Gestão Pública Legislativa, Roberto Lamari, ministraram, sexta-feira (14), o curso “De olho no Legislativo: um método para acompanhar mandatos parlamentares". O curso foi oferecido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira para os alunos de pós-graduação em Poder Legislativo e Cidadania, e também vereadores, servidores do Legislativo estadual e municipal e outros profissionais.

Conselheiro do Movimento Voto Consciente (MVC), associação civil sem fins lucrativos que fiscaliza o trabalho dos políticos, Humberto Dantas acredita que a Educação Política é a principal ferramenta para mudar a realidade do brasileiro.  Voluntário do MVC desde 2002, Dantas desenvolveu uma pesquisa para avaliar o desempenho de parlamentares. Segundo ele, a classificação de vereadores e deputados se dá com base nos seguintes critérios: a eficiência como legislador e fiscalizador, a capacidade de ser coerente com as posições do partido, a habilidade enquanto gestor e a transparência do mandato.

Roberto Lamari, fundador da Escola do Parlamento de São Paulo, da qual é diretor executivo, exaltou a importância das Escolas do Legislativo para a formação de cidadãos que entendam o Poder como um suporte da democracia. “Sabemos que o Parlamento é o primeiro a ser fechado em casos de regime de exceção” exemplificou.  O especialista abordou, em sua palestra, inovações no cenário político como ouvidorias, consolidação de leis, legística e indicadores. Lamari destacou o grande interesse dos vereadores presentes sobre o processo legislativo e de sua relevância para a democracia representativa.

O professor e servidor da prefeitura de Florianópolis, Sandro Gramns, escolheu o curso porque já conhece os palestrantes. Ele aprovou o conteúdo ministrado. “É uma oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do Legislativo. Estamos sempre à margem, precisamos de meios para obtermos a informação”, finalizou.