Seminário Legislativo em Ação está com inscrições abertas para várias regiões

12 de setembro de 2023

Já estão abertas no site da Escola da Alesc as inscrições para os interessados em participar das próximas quatro edições do Seminário Legislativo em Ação que a Escola do Legislativo está promovendo com as Câmaras Municipais de diversas regiões.O projeto promove a formação política e qualificação profissional de vereadores, servidores de Câmaras Municipais e da população em geral. A programação geralmente se estende da manhã à tarde,com debates e palestras sobre temas atuais e relevantes, relacionados à atividade parlamentar.

Nesta semana acontecem duas edições, a primeira nesta terça-feira (13), na Câmara Municipal de Blumenau, e a segunda, na sexta-feira (15), no Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville, ambas a partir das 7h45. A terceira edição será em Vargem Bonita, na Câmara Municipal, no dia 19 de setembro, das 17h30 às 22h10. Já no começo de outubro, dia 4, será a vez de Itajaí receber o Seminário Legislativo em Ação, que será realizado na Câmara Municipal, das 7h30 às 18h.

A diretora Marlene Fengler ressalta que o objetivo é proporcionar aos agentes públicos e políticos a oportunidade de debater questões relevantes para a atualidade, alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU da Agenda 2030, além de temas do cotidiano das Câmaras Municipais, como a lei Geral de Proteção de Dados, Emendas Parlamentares Impositivas, Comunicação Assertiva e Regularização Fundiária Urbana, entre outros temas.

"Desde o início deste ano, estamos trabalhando na regionalização dos nossos eventos e ampliando a oferta de cursos de formação e de qualificação para levar aos legislativos temas sobre os quais nem todos os agentes políticos e públicos têm conhecimento, mas que são relevantes e atuais", observa Marlene. O presidente da Escola da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), acredita que a iniciativa "deverá resultar em lideranças ainda mais preparadas para representarem o cidadão e promover o desenvolvimento ainda maior de suas cidades".

Todas as edições do Legislativo em Ação são especialmente destinadas a parlamentares, assessores, servidores e lideranças comunitárias, mas qualquer pessoa interessada nos temas pode se inscrever e participar. As inscrições são gratuitas no site ou no local do evento, antes do início das palestras. Somente quem obtiver 75% de frequência poderá receber o certificado pela participação.

Rossani Thomas
Assessora de Comunicação da Escola do