Palestras abordam prevenção e proteção contra crimes na internet

18 de setembro de 2023

O Núcleo de Informação e Segurança Institucional (NIS) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em parceria com a Escola do Legislativo, realizou nesta segunda-feira (18) um evento sobre prevenção e proteção contra golpes virtuais e a respeito da segurança na internet e nas redes sociais. As palestras foram voltadas aos servidores da Alesc, visando aumentar a segurança cibernética no ambiente de trabalho.

Segundo o responsável pelo NIS, o delegado de polícia Rodrigo Bortolini, as principais demandas do núcleo, que foi criado em dezembro do ano passado, estão relacionadas à segurança na internet. “Queremos conscientizar os servidores e prepará-los para que eles possam se prevenir desses crimes, que vão desde roubos de contas de whatsapp, de redes sociais, até dinheiro”, comentou.

Uma das palestras tratou justamente dos crimes virtuais em Santa Catarina. Conforme o palestrante, o agente de polícia Thiago de Miranda Coutinho, o cenário de crimes cometidos pela internet está cada vez mais preocupante no estado.

“O importante é desconfiar sempre, pois os golpistas sempre encontram maneiras de persuadir as vítimas, seja nas redes sociais, nos aplicativos, por SMS ou até mesmo numa ligação telefônica”, afirmou Coutinho. “Os fins para lesar a pessoa, para conseguir dinheiro ou dados pessoais são sempre os mesmos, mas a forma de se obter isso sempre muda. Por isso, desconfie sempre.”

O evento contou também com a participação de palestrantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).