Seminário sobre importância das escolas legislativas alinha Câmaras Municipais à Agenda 2030 da ONU

4 de setembro de 2023

A Escola do Legislativo da Alesc realiza na manhã desta terça-feira (5) o 1º Seminário Estadual sobre a Importância de Escolas do Legislativo.

O objetivo do evento é criar condições para a troca de conhecimento e experiências entre instituições nacionais e internacionais, visando aprimorar o conhecimento e estabelecer parcerias pedagógicas.

"O caminho para fortalecimento da democracia e promoção da cidadania passa pela qualificação de agentes públicos e políticos em todos os níveis", diz a diretora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler, ao ressaltar a importância do papel exercido pelas escolas legislativas, instituições que já foram implantadas por 30 Câmaras Municipais em Santa Catarina.

A necessidade da realização do seminário surgiu com a demanda crescente de pedidos de orientação à equipe técnica da Escola da Alesc por parte de vereadores interessados na implantação de escolas legislativas em seus municípios, para garantir a qualificação contínua dos servidores e dos próprios parlamentares, além da comunidade em geral. Além disso, a Escola da Alesc tem pautado suas ações com a determinação de contribuir em todas as frentes, para o desenvolvimento sustentável do Estado e para a elevação da qualidade de vida de seus cidadãos. E nesse sentido, está engajando-se à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Trata-se de um plano global que visa enfrentar os problemas econômicos, sociais e ambientais que atingem todos os povos e nações, com o objetivo de alcançar, em 2030, um mundo melhor e mais justo. A realização do seminário sobre a Importância da Criação de Escolas do Legislativo se enquadra no ODS 16, da promoção da paz, justiça e instituições eficazes, além de várias das metas estabelecidas pela ONU.

O seminário será realizado presencialmente na sala de aula da Escola da Alesc (Avenida Mauro Ramos, 300, térreo) e na modalidade virtual pela plataforma Teams. Quem acompanhar com celular ou tablet terá que baixar o aplicativo do Teams, mas quem usar computador ou notebook, poderá apenas acessar a página da Web. Todos os inscritos receberão o convite com o link para participar do evento e terão direito a certificação. O credenciamento começa às 8h e as palestras, a partir das 9h, com previsão de término às 12h. As inscrições podem ser feitas no local do evento ou no site .

Participam do seminário o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas, Roberto Lamari, a diretora da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, Marlene Fengler, além de técnicos da Escola e presidentes de escolas legislativas de vários municípios, que falarão de suas experiências na implantação de escolas legislativas em seus municípios.