Universitários participam de mais uma edição do Programa Estágio-Visita

12 de abril de 2019

Tem início na segunda-feira (15) a 3ª edição do Programa Estágio-Visita promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Até quarta-feira (17), 65 universitários de 34 municípios catarinenses participarão de diversas atividades na Assembleia Legislativa, com o objetivo principal de conhecer as atribuições do Parlamento e as atividades dos deputados estaduais. Entre os 65 estudantes, 33 cursam Direito. Os demais são de diversas áreas, como engenharia, administração pública, tecnologia em gestão pública, pedagogia, cinema, design e educação física, entre outros cursos.

O grupo será recebido pela presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), pelo coordenador Joniarderson Menezes e pela coordenadora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola, Lea Cardoso Medeiros. A abertura do evento será às 16h, no Plenarinho Paulo Stuart Wright, com palestras do presidente da Associação Brasileira de Escolas de Legislativo (Abel), Florian Madruga, e do professor Antônio José Barbosa, que falará sobre o Poder Legislativo e a Constituição Cidadã.

A deputada Marlene Fengler acredita que a relevância do Programa Estágio-Visita é mostrar aos jovens o papel fundamental do Poder Legislativo no funcionamento da democracia. “É uma contribuição da Alesc aos estudantes catarinenses, que terão oportunidade de conhecer o Legislativo, mas também trazer o olhar deles sobre o funcionamento da Assembleia,”

O coordenador da Escola do Legislativo explicou que durante os quatro dias do programa os universitários vão conhecer a parte técnica que envolve o processo de produção de leis, além de vivenciar o dia a dia do Parlamento e ter contato com os deputados.

O objetivo do projeto é propiciar aos estudantes universitários momentos de reflexão e ampliação dos conhecimentos sobre as funções, atribuições e atividades desenvolvidas pelos parlamentares catarinenses, bem como de suas contribuições para o desenvolvimento da cidadania. A programação é composta por formação técnica e de educação para a cidadania.

Dia 15

16h – Plenarinho Paulo Stuart Wright – Abertura /  Convidado: Florian Madruga, presidente da ABEL

17h às 19h – Plenarinho – palestra: O Poder Legislativo e a Constituição Cidadã – professor doutor Antonio José Barbosa

Dia 16