Programa Estágio-Visita aproxima estudantes do Parlamento

15 de abril de 2019

Com o desafio de aproximar os universitários do Parlamento, teve início, na tarde desta segunda-feira (15), a 3ª edição do Programa Estágio-Visita, desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. A abertura contou com a presença do presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), Florian Madruga.

Mais de 60 estudantes universitários de 34 municípios catarinenses estão inscritos para o programa. Durante três dias, eles vão conhecer as atribuições do Parlamento e as atividades dos deputados estaduais e participar de reuniões de comissões permanentes, das sessões ordinárias e de outras atividades legislativas.

Para o presidente da Abel, eventos como o Estágio-Visita são essenciais para haja interação entre o cidadão e o Legislativo. “O Poder Legislativo é o mais desconhecido dos poderes junto ao cidadão. Além disso, é o poder que tem menos crédito perante o cidadão. Eventos como esse que o Parlamento catarinense promove são de fundamental importância para superar essas questões e mostrar que o Legislativo é o poder que está mais próximo do cidadão”, disse Madruga.

A presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), deu boas-vindas aos estudantes que participam o Estágio-Visita. Ela destacou que a participação dos jovens no acompanhamento das atividades legislativas é importante para a transformação da sociedade.

“São jovens que começam a pensar em democracia, em cidadania, em ações de engajamento, formas de envolvimento. A Assembleia, fazendo esse programa, tem um importante papel que é trazer esses jovens para que eles efetivamente participem, pensem e ajudem a transformar que a gente tanto deseja para a sociedade”, disse a parlamentar.

Após a abertura do Estágio-Visita, os participantes acompanharam a palestra com o tema O Poder Legislativo e a Constituição Cidadã, proferida pelo professor doutor Antonio José Barbosa. Nesta terça-feira (16), eles participam da reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da sessão ordinária, além de uma visita guiada às dependências da Assembleia e da palestra sobre o processo legislativo na Alesc.

Capacitação
Após a abertura do programa, o presidente da Abel se reuniu com a presidente da Escola do Legislativo para pedir apoio da Alesc no desenvolvimento de um projeto para a capacitação de escolas do legislativo municipais. O objetivo é começar o projeto por Santa Catarina, com palestras sobre processo legislativo, prestação de contas, orçamento público e outros assuntos relacionados com as câmaras de vereadores.