Alunos de Porto União preparam-se para o 18º Parlamento Jovem

12 de setembro de 2014

Os alunos da Escola de Educação Básica Balduíno Cardoso, de Porto União, vão representar o Planalto Norte na 18ª edição do Parlamento Jovem na Assembleia Legislativa, no mês de novembro, em Florianópolis. Diferente da maioria das escolas participantes, os alunos de Porto União foram escolhidos pelos professores, sem o voto dos colegas.

Os critérios utilizados foram o interesse, o comportamento e participação nas aulas, a desenvoltura com a comunicação e o boletim escolar. “Fizemos uma lista com 18 nomes seguindo esses critérios. Depois, os professores escolheram os cinco representantes em votação”, explicou a pedagoga Jucélia Gotardo, que coordena as atividades com os estudantes que serão deputados por uma semana.

O professor de sociologia Reginaldo Marques também participa da preparação dos alunos para o Parlamento Jovem. “Quero falar da importância desse programa. A gente percebe o descrédito em relação à política, inclusive na sala de aula. E por que isso? Porque as pessoas não falam, não conhecem política. E com esse programa, conseguimos aproximar a discussão dos estudantes”, justificou Marques.

Depois de receber a notícia de que a unidade de ensino representaria a região no Parlamento Jovem, os professores começaram a estudar o processo legislativo ao lado dos alunos, que se encontram uma vez por semana para discutir as propostas que serão apresentadas na Assembleia Legislativa. Os alunos visitam câmaras municipais e instituições de ensino superior para aprofundar os conhecimentos.

“Já assistiram à sessão plenária na Câmara de Porto União e a uma aula de Direito Administrativo na Universidade do Contestado. Firmamos parcerias para melhor representar nossa região”, pontuou o professor de sociologia.

Técnica Legislativa
Os alunos da EEB Balduíno Cardoso participaram, na manhã desta sexta-feira (12), de uma capacitação sobre técnica parlamentar e as principais atividades da rotina dos deputados. Karine Reisdorfer, Franciely Peixoto, Luis Phelipe de Lara, Taciele Rodrigues Martins e Letícia Valéria Levandoski agora estão na expectativa dos trabalhos a serem realizados na sede do poder Legislativo de Santa Catarina.

“Acho que vai ser muito bom. Não imaginava que era tão complicado e com tantas atividades na rotina dos deputados”, disse Luiz Phelipe. “Sempre me interessei por política, mas esse programa despertou ainda mais a vontade de participar”, destacou o estudante de 15 anos, do 2º ano do ensino médio.

O advogado Armando Agostini, consultor legislativo da Assembleia, ministra as capacitações do programa Parlamento Jovem nas escolas participantes. Entre os principais temas levantados pelos jovens desta edição, estão o meio ambiente e a segurança pública. “Tenho observado isso em todas as escolas, principalmente a questão ambiental”, pontou Agostini.

O que é o programa Parlamento Jovem
O Programa Parlamento Jovem Catarinense, instituído por intermédio da Resolução nº. 003/2005 e, regulamentado pelo o Ato da Mesa 147/2008, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, visa possibilitar aos estudantes de escolas públicas e privadas momentos de reflexão e ampliação de conhecimentos sobre política, democracia, participação e a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa.

Durante a legislatura dos 40 deputados estudantes, que dura três dias, os participantes têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos parlamentares catarinenses no desempenho de suas funções.

As inscrições podem ser efetuadas, por email e/ou telefone, no Núcleo de Educação para Cidadania, pelo e-mail cidadaniaescola@alesc.sc.gov.br ou nos telefones (48) 3221-2960 e (48)
3221-2828. As inscrições estão permanentemente abertas e podem ser feitas a qualquer momento pelo diretor ou coordenador pedagógico da escola interessada.