Caravana da Educação para a Cidadania chega ao Planalto Norte

12 de setembro de 2014

A Caravana da Educação para a Cidadania completa a primeira semana de atividades mobilizando mais de 1,8 mil estudantes em três municípios: Tijucas, São Francisco do Sul e Porto União. Em todas as cidades, foram desenvolvidos projetos da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira para incentivar o letramento político infanto-juvenil incluindo palestras, música e preparação para o Parlamento Jovem Catarinense, em novembro, na Capital.

Em Porto União, cidade visitada dias 11 e 12 de setembro, duas instituições receberam a Caravana: o Núcleo Educacional Professor João Fernando Sobral, da rede municipal, e a Escola Estadual Professor Balduíno Cardoso. O município foi emancipado politicamente em 1917 e tem hoje mais de 34 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE/2013. Localizado no Planalto Norte catarinense, a 430 quilômetros de Florianópolis e 240 quilômetros de Curitiba, está separada da vizinha União da Vitória, no Paraná, apenas por trilhos de trem. A economia local é baseada na madeira e destacam-se as indústrias de esquadrias que representam 30% da produção nacional, além das atividades rurais, com ênfase na produção de leite, soja e milho.

Núcleo Educacional Professor João Fernando Sobral
A primeira instituição visitada no município foi o Núcleo Educacional Professor João Fernando Sobral, da rede municipal, localizada no Jardim Bela Vista, em posição estratégica entre os bairros São Bernardo, Conjunto Porto União, São João Maria, Conjunto Vila Verde e Jardim Brasília. Com 470 alunos do Ensino Fundamental, a escola recebeu quinta-feira (11) dois projetos. No período matutino, o professor Jackson Cardoso apresentou a Declaração Universal dos Direitos da Criança em forma de música para os  primeiros anos do Ensino Fundamental.

No período noturno, o professor Pedro Cabral Filho falou sobre “A Importância do Jovem na Política”, incentivando a cidadania, de alunos que frequentam o Ensino Médio em curso de Extensão oferecido no bairro pela EEB Professor Balduíno Cardoso, localizada no centro de Porto União. Na sexta-feira (12) de manhã, foi a vez da professora de História Rafaela Duarte fazer uma explanação sobre a Constituição Federal de forma simplificada para alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental.

EEB Professor Balduíno Cardoso
Também na manhã desta sexta-feira, duas atividades foram desenvolvidas simultaneamente na EEB Professor Balduíno Cardoso, que recebeu o professor Pedro Cabral, na sua segunda palestra na cidade, e a preparação para os deputados estudantes que participarão da 18ª edição do Parlamento Jovem Catarinense que acontecerá em novembro, na Capital.

Os estudantes Karine Reisdorfer, Franciely Peixoto, Luis Philipe de Lara, Tacieli Rodrigues Martins e Letícia Levandowski tiveram oportunidade de saber como funciona o Poder Legislativo e debater suas propostas com o consultor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o advogado Armando Agostini.

Na visita à Capital, em novembro, eles serão acompanhados pela pedagoga da Escola, Jucileia Gotardo, e pelo professor de Sociologia Reginaldo Marques. “A expectativa dos alunos é grande e todos nós estamos nos preparando muito, com reuniões duas vezes por semana para elaboração de preposições. Vamos inclusive visitar a Câmara de Vereadores de Porto União para conhecermos os problemas da cidade e o processo legislativo”, contou Jucileia.

O diretor Vilmar Schindler conheceu a proposta da Escola do Legislativo e elogiou a iniciativa. “Aprovei depois que percebi que era um projeto legítimo, sem envolvimento político partidário oferecido gratuitamente, além de já ser realizado há vários anos. Está na 18ª edição e traz uma equipe inteira de bons profissionais para as cidades, mesmo as mais distantes da Capital”, explicou.

Programação
Mais de 3,5 mil alunos serão beneficiados com a caravana em sete cidades catarinenses, até o dia 19 de setembro. Já foram visitadas a Escola de Educação Básica Professora Olívia Bastos, de Tijucas (Grande Florianópolis); Escola de Educação Básica Nicola Baptista, de São Francisco do Sul (Nordeste); e, em Porto União (Planalto Norte), Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso e Núcleo Educacional Professor João Alfredo Sobral.

Na próxima semana serão visitadas as demais escolas participantes do Projeto Parlamento Jovem Catarinense: Escola de Educação Básica Maria Solange Lopes Borba, de São João do Sul (Sul),no dia 15 de setembro; Colégio Motivação, de Correia Pinto (Região Serrana), dia 16 de setembro; Colégio Maria Imaculada, de Curitibanos (Meio Oeste), dia 17 de setembro; e Colégio Jesus Maria José, de São Miguel do Oeste (Oeste), dia 19 de setembro.