Caravana da Educação para a Cidadania atende instituições em São João do Sul

16 de setembro de 2014

A Caravana da Educação para a Cidadania chegou segunda-feira (15) ao município de São João do Sul, onde atendeu duas escolas e 545 alunos do ensino fundamental até o ensino médio. A EEB Professora Maria Solange Lopes de Borba e a Escola Municipal Prefeito Quintiliano João Pacheco estão instaladas, atualmente, no mesmo edifício, o que permitiu a atuação simultânea da caravana. O projeto de letramento político-juvenil, desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, deve atender mais de 3,5 mil alunos em sete cidades até o dia 19 de setembro.

São João do Sul, a 270 quilômetros da Capital, com pouco mais de 7 mil habitantes (IBGE/2010), tem seu pilar econômico na agricultura. E são justamente as 17 comunidades rurais o principal público da EEB Professora Maria Solange Lopes de Borba. “Segundo a nossa experiência em 27 anos de magistério, a maioria desses alunos vai estudar até o ensino médio e fixar-se na própria região. Assim, nossa responsabilidade é oferecer o maior número de oportunidades para que ampliem sua visão de mundo enquanto estão conosco”, explicou a diretora Geoslane Pereira Magnus. Inscrever-se para participar do Parlamento Jovem foi uma das ações nesse sentido. “Achávamos que a iniciativa não chegaria aos municípios pequenos e ficamos espantados por sermos sorteados”, reforçou Geoslane.

A eleição em São João do Sul foi a primeira com urna eletrônica no estado. A ideia e execução do sistema foram dos professores de Informática Tiago Maciel Melo e Juliano Ramos, com participação da turma de pós-médio do Curso Técnico Integrado de Suporte e Manutenção em Informática. Ele contou que o voto eletrônico havia sido criado e testado para a eleição do grêmio estudantil e foi adaptado para a eleição de deputado estudante. A ideia agora, de acordo com Tiago é tornar o sistema flexível para que possa ser usado pelos próximos municípios participantes. “Ele não permite fraude e a apuração é feita imediatamente após o último voto”, ressaltou o professor.

Os parlamenteres eleitos, Adriana Rodenbusch, 17 anos; Cássio Henrique Bauer, 14 anos; Clarice Alexandre, 14 anos; Michel Maciel de Quadros, 17 anos, e Tamires dos Santos Pereira, 15 anos, foram preparados pelo consultor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Armando Agostini, que fez sua explanação durante a manhã. O encontro, na definição de Michel, o mais votado pelos 270 eleitores, foi esclarecedor. “É difícil conseguir informações sobre técnica legislativa de modo claro e objetivo”, disse. Já Adriana confessou que não sabia a diferença entre leis, indicações, moções e requerimentos e mostrou-se surpresa com as possibilidades: “A minha cabeça está borbulhando com novas ideias”, resumiu.

Além da formação dos deputados estudantes, a caravana ofereceu aos demais alunos do ensino médio palestras com o professor Pedro Cabral Filho sobre “A Importância do Jovem na Política”, incentivando a cidadania, mas de forma descontraída. Mesclando experiências do cotidiano com filosofia e arte, o palestrante encantou os adolescentes e promoveu um debate produtivo sobre temas polêmicos da atualidade.

Escola Cidadã para o ensino fundamental
O projeto Escola Cidadã preparou uma oficina para as séries iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Prefeito Quintiliano João Pacheco, desta vez recorrendo à música para explicar direitos e deveres das crianças. O professor Jackson Cardoso envolveu o público infantil com canções de sua autoria, acompanhadas com entusiasmo em uma cartilha especialmente desenvolvida para a caravana.

A professora Maristela Moretto Pia aprovou a iniciativa que vai ao encontro do conteúdo dado em sala de aula. “É maravilhoso, as atividades sugeridas na cartilha são aplicáveis e prazerosas”. A secretária municipal de Educação, Susania Scariot Bendo Cechinel, valorizou a abordagem dos direitos e deveres de forma dinâmica: “Principalmente dos deveres, porque cada vez mais a família deixa para a escola uma grande parcela da educação dos filhos”, ponderou.

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental também participaram do projeto Escola Cidadã com a palestra da advogada Lilian Ponte, intitulada “A Constituição da Casa Amarela”. A palestrante definiu a experiência como “maravilhosa” por trabalhar de forma simplificada o conteúdo e a importância da Constituição. “Tentei traçar um paralelo entre a casa deles e o país, assim entenderam a necessidade das regras”, analisou.

Programação
Desde o dia 9 de setembro, já foram visitadas a Escola de Educação Básica Professora Olívia Bastos, de Tijucas (Grande Florianópolis); a Escola de Educação Básica Nicola Baptista, de São Francisco do Sul (Nordeste); e, em Porto União (Planalto Norte), a Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso; o Núcleo Educacional Professor João Alfredo Sobral e a Escola de Educação Básica Maria Solange Lopes Borba e Escola Municipal Prefeito Quintiliano João Pacheco, de São João do Sul (Sul), no dia 15 de setembro.

Nesta semana ainda serão visitadas as demais escolas participantes do Projeto Parlamento Jovem Catarinense: Colégio Motivação, de Correia Pinto (Região Serrana), dia 16 de setembro; Colégio Maria Imaculada, de Curitibanos (Meio Oeste), dia 17 de setembro; e Colégio Jesus Maria José, de São Miguel do Oeste (Oeste), dia 19 de setembro.

Rossana Espezin/ Escola do Legislativo