Assembleia empossa 40 deputados estudantes de oito cidades

26 de novembro de 2013

A 16 ª edição do Parlamento Jovem Catarinense, programa da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, foi aberta oficialmente às 9h no Plenarinho Paulo Stuart Wright. Quarenta estudantes do Ensino Médio, representantes de escolas dos municípios de Brusque, Barra Velha, Criciúma, Caçador, Florianópolis, Jupiá, Mafra e São Joaquim foram eleitos para ocupar a cadeira dos deputados estaduais, de 26 a 29 de novembro, e conhecer de perto a rotina do Poder Legislativo estadual.

O programa Parlamento Jovem Catarinense foi criado em 2005, pela Resolução 03, de iniciativa da deputada Ana Paula Lima (PT) com a intenção de que adolescentes vivenciem as principais atividades do Poder Legislativo. É realizado duas vezes por ano. Até a 15 ª edição, em agosto, foram atendidos 600 estudantes de 96 escolas.

Na abertura da 16ª edição, o deputado Jorge Teixeira (PSD) empossou os novos parlamentares. Além de Teixeira, participaram da mesa o coordenador em exercício da Escola do Legislativo, Luciano de Carvalho Oliveira, a representante dos diretores de escolas participantes, Cristine Santiago Crispim, o representante dos professores, Gerson Caldeira, e o representante dos estudantes, Deise Pegolaro. O aluno do colégio Paulo Schieffer, de Caçador, Gabriel Westerlon, foi o orador.

Após a posse e a apresentação do vídeo institucional apresentando a Escola do Legislativo, que atua há 12 anos em Santa Catarina, os estudantes participaram da primeira palestra com o professor e filósofo, José Dimas d’Ávila Maciel. No período da tarde, a palestra sobre o papel institucional da Assembleia Legislativa será ministrada pelo servidor Neroci Raupp.

Os jovens deputados também vão conhecer as dependências do Palácio Barriga, sede do Poder Legislativo catarinense.  Às 18h, será composta a Mesa e serão formadas as comissões. Mas o ponto alto do programa é a realização da sessão ordinária feita exatamente como manda o Regimento Interno da Casa que acontecerá na manhã de sexta-feira (29), no Plenário Deputado Osni Régis.

“A experiência envolve a eleição da mesa com a escolha do presidente, vice-presidentes e dos secretários. Os deputados estudantes instalam e participam das comissões permanentes como a de Constituição e Justiça e a de Finanças e Tributação e das comissões temáticas, tudo com a supervisão de consultores legislativos e servidores das comissões. Os jovens deputados também elaboram propostas como resoluções, projetos de lei, indicações, moções, dentre outras”, explicou o coordenador em exercício da Escola do Legislativo.

Dia 27 de novembro
Das 9h às 12h – Trabalho nas Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação
Das 14h às 16h40 – Trabalho nas Comissões
Das 17h às 19h – Audiência com os deputados da região de cada uma das escolas participantes
Dia 28 de novembro
8h30 – Trabalho nas Comissões
Das 10h às 12h – Orientação
Dia 29 de novembro
Das 8h30 às 12h – Sessão no Plenário Deputado Osni Régis.