Escola do Legislativo leva capacitação técnica para Criciúma

20 de novembro de 2013

Criciúma, maior município do Sul do Estado, sedia, dias 20 e 21 de novembro, o curso de Capacitação Técnica realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira por solicitação da Câmara de Vereadores do município. Servidores, vereadores, jornalistas participaram durante toda a quarta-feira da oficina de Oratória ministrada pelo professor Telmo Freitas Dutra. O objetivo da parceria é contribuir para a qualidade do serviço público.

Criciúma está entre as cem melhores cidades brasileiras no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Pólo econômico com destaque para a indústria, mineração, comércio e serviços, o município investe para tornar-se também destaque no turismo de negócios. Tem aproximadamente 200 mil habitantes, com base no censo do IBGE/2010, representados no Poder Legislativo por 17 vereadores.

Na abertura, pela manhã, após a apresentação de vídeo institucional da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o presidente da Câmara local, vereador Itamar da Silva (PROS), recepcionou os participantes ressaltando a importância da formação continuada para os agentes públicos e políticos e a oportunidade de instalar em seu município, a cerca de 200 quilômetros da capital, a estrutura da Escola do Legislativo, tornando a oportunidade de aperfeiçoamento acessível para todos os servidores do Poder Legislativo criciumense.

O professor Telmo Freitas Dutra, bacharel em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria, pós-graduado em Comunicação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, professor do ensino médio e ministrante de cursos no Senac-SC e em outras instituições, abordou desde técnicas básicas (postura, respiração, conteúdo), até a organização do discurso, passando pela valorização pessoal do orador.

Valdeci Bittencourt, diretor do Departamento Legislativo da Câmara, foi candidato a uma cadeira no Parlamento e pretende repetir a experiência. Por isso, considera o curso de grande utilidade. “A palestra está ótima, bem dinâmica, professor “cem por cento”, muito informativo. Correspondeu às minhas expectativas”, confirmou.

Willian Albino Alves, assessor parlamentar, já fez vários cursos relacionados a sua profissão, mas, a maioria fora de Criciúma. Ele contou que esta é a segunda capacitação que consegue fazer em sua cidade. “Para mim é fundamental estar sempre me atualizando, seja por intermédio de livros ou oficinas. Hoje, tenho a oportunidade de atualizar meus conhecimentos sem precisar viajar”, explicou.

Na manhã de quinta-feira, Márcio Batista de Miranda abordará o tópico Marketing Político, das 9h às 12, também na sede da Amrec, totalizando nove horas aula. Miranda é bacharel em Ciências Econômicas, especialista em Marketing e Gestão Estratégica (Ucam) e mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Atua como professor, consultor, escritor e palestrante. Pesquisador no campo de Marketing e Comunicação.