Caravana da Educação para a Cidadania atende colégio de Curitibanos

17 de setembro de 2014

A Caravana da Educação para a Cidadania chegou ao Meio-Oeste nesta quarta-feira (17). O Colégio Maria Imaculada, no município de Curitibanos, abriu seus portões para o projeto da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, com o objetivo de incentivar a reflexão sobre política e cidadania. Nos períodos da manhã e da tarde, alunos do ensino fundamental até o Ensino Médio participaram das atividades oferecidas pelos projetos Escola Cidadã, o Legislativo na Escola, e Formação dos deputados estudantes que vão participar do programa Parlamento Jovem Catarinense, na Capital, em novembro.

O Colégio Maria Imaculada, da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres, França, foi fundado em 1981 pela Rede Azul, com sede em São Paulo. “Nós trabalhamos e lutamos com base na nossa fé no carisma da fundadora da nossa congregação, beata Emilie de Villeneuve, que no século XIX formulou uma pedagogia considerada avançada nos dias de hoje e que não precisou ser mudada, é sempre moderna”, explicou a diretora Alvacir Merini, com 47 anos de experiência no magistério e há 22 anos à frente do Colégio Maria Imaculada.

Segundo ela, a prática educativa da instituição desenvolve o estudante no seu processo integral de aprendizagem e defende a transformação do conhecimento científico em compromisso sustentável que favoreça a atuação da criança e do jovem na sociedade atual.“Dentro deste contexto estamos com o coração aberto para a Caravana da Educação para a Cidadania”, reforçou.

Toda a estrutura física do colégio contribui para a excelência na educação. Com uma área de mais de 22 mil metros quadrados oferece quadras esportivas, pista de atletismo, parques.O paisagismo é desenvolvido pela funcionária autodidata Denise Alves que distribuiu árvores frutíferas e ornamentais,  espécies que florescem em todas as estações e folhagens variadas sempre pensando no bem-estar dos alunos. Um trabalho persistente que destaca a beleza natural da região e que sempre conta com a contribuição voluntária dos jovens que aprendem a valorizar a natureza. 

A congregação mantenedora do colégio também investe na cultura. Está em fase final a construção da capela Santa Emilie de Villeneveuve,  a primeira a ostentar imagens sacras em Santa Catarina. A obra de arte leva a assinatura do pintor paranaense Sérgio Ceron, formado na Itália e que desde 2003 estabeleceu-se novamente no Brasil para realização de projetos de igrejas e monumentos. Na capela, ele optou por realizar um percurso iconográfico, sempre com a presença de Maria, reproduzido com tintas feitas pelo próprio pintor a base de pigmentos importados da Europa.

Parlamento Jovem
Para representar o Colégio em Florianópolis, um colegiado, formado por professores e líderes de turma do Ensino Médio, elegeu Isadora Laíse Pereira, 16 anos, Mariana Linzemeyer Molan, 15 anos; Rafael Kaus Smentkosky, 15 anos e Sabrina Louise Sonda Bastos, 15 anos. Foram eleitos ainda dois suplentes: Lucas Felipe Bochi e Raissa Talamine, ambos com 15 anos. Depois da formação oferecida durante toda a manhã pelo consultor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, advogado Armando Agostini, os parlamentares jovens já tinham um número significativo de indicações, moções, requerimentos e projetos de lei, entre os quais serão selecionados os melhores para apresentação em novembro, no Palácio Barriga Verde, sede do Legislativo Catarinense.

Isadora, eleita a deputada estudante oradora do grupo, confessou que eles não sabiam nada de técnica legislativa e que somente durante a oficina descobriram que havia mais do que projetos de lei para serem apresentados em um Plenário. “Nós tínhamos muita dificuldade para saber como iríamos colocar nossas proposições em prática”, contou. Já Armando Agostini ressaltou o interesse dos representantes de Curitibanos que pesquisaram no Legislativo e no Executivo municipal as carências da região.

Música e política
Para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, o projeto “Música da Escola: todas as crianças têm seu direito” apresentou noções de deveres, direitos e cidadania em forma de boa música. O professor Jackson Cardoso trabalhou com três turmas em horários diferentes. Ele interpretou composições de sua autoria, além levar de sugestões para atividades em sala de aula e material didático, uma cartilha com as letras e CDs para 237 alunos.

A partir do sexto ano do Ensino Fundamental, 94 estudantes participaram da palestra a Constituição da Casa Amarela, ministrada pela advogada Lilian Ponte. O conteúdo foi baseado no livro VOCÊ E A CONSTITUIÇÃO – 33 temas para conhecer seus direitos de cidadão", da jornalista Liliana Iacocca, distribuído aos 69 presentes.

O tema para o Ensino Médio foi “A importância do jovem na política”. O palestrante, professor doutor Pedro Cabral Filho soube manter a atenção dos adolescentes e incentivar seu interesse pela política de forma lúdica e bem-humorada. “Mostro a eles que todo ato é político, desde a escolha de uma roupa até o voto, porque todos representam o posicionamento do indivíduo na sociedade. E alerto que aqueles que não gostam de política são mandados pelo que gostam”, exemplificou.

Programação
Mais de 3,5 mil alunos serão beneficiados com a caravana em sete cidades catarinenses, até o esta sexta-feira (19). Já foram visitadas a Escola de Educação Básica Professora Olívia Bastos, de Tijucas (Grande Florianópolis); Escola de Educação Básica Nicola Baptista, de São Francisco do Sul (Nordeste); a Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso e Núcleo Educacional Professor João Alfredo Sobral, em Porto União (Planalto Norte); a Escola de Educação Básica Maria Solange Lopes Borba, de São João do Sul (Sul); o Colégio Motivação, de Correia Pinto (Região Serrana); e o Colégio Maria Imaculada, de Curitibanos (Meio-Oeste). A última instituição visitada pela Caravana da Educação para a Cidadania será o Colégio Jesus Maria José, de São Miguel do Oeste (Oeste), na sexta-feira.