Caravana da Educação para a Cidadania atua na região serrana

16 de setembro de 2014

A Escola Motivação, da rede privada de ensino, do município de Correia Pinto, é a representante da região serrana no 18º Parlamento Jovem Catarinense que acontecerá em Florianópolis, em novembro. Por isso, a instituição recebeu, terça-feira (16), a Caravana da Educação para a Cidadania, promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, que tem como objetivo promover a formação em técnica legislativa dos deputados estudantes, debater a importância da política com o Ensino Médio e incentivar a reflexão sobre política e cidadania no Ensino Fundamental.

Os cinco deputados estudantes do Ensino Médio do Colégio Motivação levarão três indicações e um projeto de lei ao 18º Parlamento Jovem. A decisão foi tomada depois da oficina sobre técnica legislativa ministrada pelo advogado e consultor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Armando Agostini.  Gabriel da Silva Bastos, 16 anos; Jéssica dos Santos Mesquita, 17 anos; Mirella Pereira de Souza, 17 anos; Francis Forster, 16 anos e Marcelo Borges da Silva, 14 anos, tiveram apenas um dia para fazer campanha e foram eleitos sexta-feira (16) pelo voto de seus colegas da oitava série do Ensino Fundamental a terceira série do Ensino Médio.

Jéssica, a mais votada, acredita que saiu na frente porque conquistou a confiança do eleitorado. Em retribuição pretende representar bem sua cidade, de 14,785 habitantes segundo o censo do IBGE de 2010, e a região serrana. Marcelo, o mais novo, com apenas 14 anos, aprovou a formação oferecida pela caravana. “Estávamos perdidos, agora conseguimos achar um norte e já saímos daqui com ideias definidas e propostas”, comemorou.

A diretora Luciana Moraes da Silva Santos, com 30 anos de magistério, afirmou que o Colégio está sempre atrás de novidades para manter o interesse da comunidade escolar. Ela também contou que espera desde 2007 para participar do programa. “Nós fomos sorteados naquele ano pela Escola do Legislativo, mas não tínhamos constituído o Ensino Médio e agora, sete anos depois, com 273 alunos, fomos novamente sorteados e estamos aproveitando a oportunidade”, explicou.

A palestra “A Importância do Jovem na Política”, ministrada pelo professor Pedro Cabral Filho, doutor em História, concluiu a formação dos alunos do Ensino Médio proposta pela caravana.

Caravana
Ao mesmo tempo, outros espaços do Colégio foram ocupados para desenvolver o projeto Escola Cidadã. A palestra “A Constituição da Casa Amarela foi ministrada a cerca de cem alunos pela advogada Lilian Ponte. O conteúdo foi baseado no livro VOCÊ E A CONSTITUIÇÃO – 33 temas para conhecer seus direitos de cidadão" da jornalista Liliana Iacocca. “A ideia foi abordar o tema recorrendo a fatos polêmicos, recentes e de grande repercussão. Assim, racismo, liberdade de culto, violência e outros tópicos foram debatidos com facilidade”, resumiu Lilian.

O professor do sexto ano, de História e Artes, Fernando Sprigmann de Nóbrega, ressaltou a relevância da palestra e também o interesse da turma. “A maioria ouvir falar sobre isso pela primeira vez”, observou. Maria Gabriela da Silva Stedile, 11 anos, gostou de conhecer a Constituição brasileira. Seu colega da mesma idade, Matias Silveira de Lorenzo, disse que a palestra foi “como uma porta para novos conhecimentos”.

Outra atividade do projeto Escola Cidadã ficou a cargo do professor Jackson Cardoso. Ele apresentou o Projeto Música da Escola – Todas as crianças têm seu direito” para três turmas do Ensino Fundamental, de manhã e à tarde. Todas as músicas são de autoria de Cardoso e no final da apresentação, mais de cem pessoas, entre estudantes e professores ganharam cartilha com as letras e Cd para estender a atividade para as salas de aula.

Programação
Mais de 3,5 mil alunos serão beneficiados com a caravana em sete cidades catarinenses, até o dia 19 de setembro. Já foram visitadas a Escola de Educação Básica Professora Olívia Bastos, de Tijucas (Grande Florianópolis); Escola de Educação Básica Nicola Baptista, de São Francisco do Sul (Nordeste); a Escola de Educação Básica Professor Balduíno Cardoso e Núcleo Educacional Professor João Alfredo Sobral, em Porto União (Planalto Norte); a Escola de Educação Básica Maria Solange Lopes Borba, de São João do Sul (Sul),no dia 15 de setembro e o Colégio Motivação, de Correia Pinto (Região Serrana), dia 16 de setembro.

As próximas instituições visitas pela Caravana da Educação para a Cidadania são o Colégio Maria Imaculada, de Curitibanos (Meio Oeste), dia 17 de setembro; e o Colégio Jesus Maria José, de São Miguel do Oeste (Oeste), dia 19 de setembro.